Com novos produtos e aposta no setor de logística, plataforma de gestão de frota projeta crescer 140% em 2024

Infleet, com sede na Bahia e atendimento em todo o Brasil, planeja repetir percentual de expansão registrado em 2023

| ASSESSORIA


A Infleet, plataforma de gestão de frota com sede na Bahia e atendimento em todo o Brasil, começa 2024 se preparando para manter o ritmo acelerado de crescimento. Para este ano, a startup projeta uma expansão de 140%, o mesmo percentual registrado em 2023, considerado um resultado histórico.

A confiança na trajetória positiva se fundamenta em pelo menos dois motivos sólidos. Primeiramente, no desenvolvimento de novos produtos e no aprimoramento das funcionalidades já existentes, seguido pela expectativa de que o setor de transportes e logística seja impulsionado pelo crescimento econômico e por grandes obras de infraestrutura.

Esse aquecimento do setor, conforme observa o CEO da Infleet, Vitor Cavalcanti, vem acompanhado da percepção do mercado de que uma gestão de frotas eficiente combate desperdícios, reduz custos, melhora a produtividade e, sobretudo, promove segurança e sustentabilidade ambiental. Na avaliação do executivo, os operadores de transporte e logística do país começam a compreender a digitalização da gestão como uma necessidade para obter tais ganhos.

É para atender à demanda em expansão que a Infleet inicia 2024 trabalhando no desenvolvimento de cinco novos projetos. Por estratégia de negócio, por enquanto os detalhes de cada um ainda são guardados a sete chaves. Mas o CEO da startup adianta que são projetos que vão incorporar ainda mais tecnologia nos veículos (caminhões, ônibus, micro-ônibus) e máquinas pesadas que compõem as frotas dos operadores atendidos.

Os projetos vão contemplar funcionalidades como a videotelemetria, que combina a telemetria (sistema que utiliza sensores para capturar e registrar dados remotamente) com câmeras instaladas em veículos; uma telemetria avançada, para maior minuciosidade dos dados; e assistente virtual para os gestores de frotas. Trata-se de produtos e funcionalidades pensados para acompanhar tendências e demandas do mercado.

Só a videotelemetria, exemplifica o CEO da Infleet, proporciona uma redução de 40% nos custos com infrações de trânsito, uma diminuição de 80% no risco de distrações na direção e uma redução de 60% nas ocorrências de sinistros, além de ampliar em 25% a produtividade dos motoristas. “Mais do que impactos econômicos, o que temos é o aumento da segurança na gestão de frotas”, sublinha Cavalcanti. 

UM 2023 QUE ENTRA PARA A HISTÓRIA

Os bons ventos de 2024 vêm de um 2023 que entrou para a história da Infleet. Além do crescimento de 140%, o último ano foi marcado por uma série de conquistas.

Por exemplo, a startup foi uma entre um seleto grupo de dez, lideradas por pessoas negras, contempladas com a rodada de investimentos Black Founders Fund, do Google for Startups, voltada a empreendimentos comprometidos com a promoção da diversidade e inclusão.

Ainda, a empresa obteve premiações como 100 Startups to Watch, Scale Up Endeavor, GPTW Bahia, GPTW Brasil e GPTW Tecnologia.

‘Cases’ de sucesso também sinalizam que a Infleet está no caminho certo, considera o CEO da startup. Envolvem operadores logísticos que contratam a plataforma para a gestão digital da frota, tais como, para mencionar os mais recentes, a Bioseg, que em três meses de uso baixou em 30% o número de eventos de risco; a Haidar Transporte, que diminuiu em 15% o consumo de combustível; a Sina Logística, que reduziu em 30% o tempo ocioso de sua linha seca; e a Pró Saúde, que aumentou em 46% o bom comportamento de seus motoristas na direção



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE