Frio diminui no Sul do BR no fim de semana e volta a chover

| CLIMA TEMPO


A nova massa de ar frio de origem polar que entrou no centro-sul do Brasil trouxe frio intenso para o Sul do Brasil novamente. Na sexta-feira, 3 de julho, o centro desta massa de ar frio, que é a região onde o frio é mais intenso, que estava no leste/nordeste da Argentina avançou exatamente sobre o interior da Região Sul. Por isso, o frio aumentou ainda mais e a Região Sul do Brasil teve temperaturas abaixo de zero e muita geada.

Estados da região sul registraram temperaturas negativas na madrugada de 3 de julho. O Epagri-Ciram registrou 5,5°C negativos em Bom Jardim da Serra/ Comunidade 15 dias. Esta foi uma das mais baixas temperaturas já registradas em 2020 no Brasil por este órgão. A menor temperatura no país até agora no outono inverno de 2020 foi de 6,8°C negativos, também em Bom Jesus Jardim da Serra/ Comunidade 15 dias, no dia 3 de junho.

As menores temperatura registradas pelo INMET em cada estado do Sul, no dia 3 de julho, foram:

Rio Grande do Sul: -2,4°C em Lagoa Vermelha e em Canela

Santa Catarina: -3.0°C em Bom Jesus da Serra/Morro da Igreja

Paraná: -2,6°C em General Carneiro

Podcast Clima entre Nós: Você sabe o que é uma onda de frio?

Neste sábado 4 de julho, o centro desta massa de ar polar ainda estará sobre a Região Sul do Brasil e só durante a tarde vai para o mar. Desta forma, o resfriamento sobre a Região Sul ainda será bastante intenso na madrugada deste sábado. Mas no domingo,5 de julho, durante o dia, quando o centro polar já estiver fora da Região Sul, a temperatura vai subir rapidamente.

Ainda tem previsão de geada para o sábado, 4, no centro-sul do Paraná, oeste, serra, planaltos sul e norte de Santa Catarina e em quase todo o Rio Grande do Sul, exceto no oeste e no litoral. Pode gear na Grande Porto Alegre.

Foto de Agência São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

Porém, a população da Região Sul do Brasil deve ficar atenta para o risco de novos temporais durante o domingo, 5 de julho, e na próxima semana, por causa da passagem de uma nova frente fria e a formação de um novo ciclone extratropical.

A nova massa de ar frio polar que entrou no sul do Brasil causou bastante frio na região de Porto Alegre. A capital gaúcha registrou a menor temperatura em 2020 até agora, na madrugada desta sexta-feira, 3 de julho.

Segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia - a temperatura mínima foi de 4,7°C. O recorde anterior era de 4,8°C, em 14 de junho.

Há possibilidade de um recorde de frio da madrugada deste sábado 4 de julho.

Porto Alegre outro recorde de frio dentro desta massa de ar polar que passa pelo sul do Brasil. A tarde da sexta-feira 2 de julho, foi a mais gelada de 2020 até agora em Porto Alegre. Segundo o INMET, a temperatura máxima foi de apenas 12,5°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima na capital gaúcha era de 13,3°C, em 26 de junho.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE