Retomada do futebol dependerá da situação local, aponta CBF

| ESPORTEMS


Será que os torcedores terão que assistir partidas de fora dos estádios novamente (foto-EMS)

Os esforços est ão sendo retomar o futebol. Com competições paralisadas há quase um mês e meio no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus, Governo, entidades esportivas e sindicatos tentam encontrar a solução para a continuidade do calendário de jogos em 2020. Só que a definição vai depender da situação de cada Estado. 

E um passo importante para a sequência dos campeonatos foi dado ontem, em reunião por videoconferência. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recomendou aos clubes a retomada dos treinamentos no mês de maio, logo quando as férias coletivas dos jogadores dos times da Série A do Campeonato Brasileiro são encerradas – em acordo com a Comissão Nacional de Clubes (CNC).

Para isso, é necessário um diálogo das federações com as respectivas autoridades sanitárias de cada Estado. O objetivo é ter atividades a partir de maio, a depender da situação de cada unidade da federação. Mesmo assim, datas não foram ainda liberadas oficialmente sob risco de mudança imediata. Mas a CBF trabalha com a possibilidade de ser em 17 de maio, o reinício dos estaduais.

Diante da crescente de casos de Covid-19 no País, o único consenso é de manter os torneios vigentes mesmo de portões fechados, com partidas em menor intervalo de duração ou sede única de evento.

O discurso se alinha ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, assim como ao que propõe o presidente Jair Bolsonaro. A Pasta recebeu um plano de diretriz nacional para a retomada do esporte e estuda os pontos listados pela CBF como essenciais. O lançamento está previsto para esta semana e vai guiar os estados.

“Existe um pedido para avaliar o retorno de jogos sem público, da CBF. Isso é uma coisa que estamos avaliando. Nem tudo o que a gente avalia é para ser definido. Não é coisa definida ainda. Mas são algumas iniciativas que, de alguma forma, poderiam trazer uma rotina um pouco melhor para o dia a dia das pessoas”, disse presidente do Grêmio a Rádio Grenal Mundo parado

Sem perspectiva de diminuição do contágio e com crescente de contaminados, Argentina, Bélgica, França e Holanda já anunciaram o fim dos torneios nacionais em andamento. Assim, não haverá campeões ou rebaixados da edição 2019/2020.

Como os países seguem o mesmo formato de calendário, havia perspectiva de conclusão dos campeonatos nacionais. Diferentemente do Brasil, os jogos estavam em curso e na fase final de classificação. A federação argentina até foi mais rígida na medida e cancelou o rebaixamento pelas próximas duas temporadas. Uma reunião definirá os classificados para eventos continentais como Copa Sul-Americana e Libertadores.

Com agência nacional



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE