Futebol
Retomada do futebol dependerá da situação local, aponta CBF
| ESPORTEMS
Os esforços est ão sendo retomar o futebol. Com competições paralisadas há quase um mês e meio no Brasil devido à pandemia do novo coronavírus, Governo, entidades esportivas e sindicatos tentam encontrar a solução para a continuidade do calendário de jogos em 2020. Só que a definição vai depender da situação de cada Estado.
E um passo importante para a sequência dos campeonatos foi dado ontem, em reunião por videoconferência. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) recomendou aos clubes a retomada dos treinamentos no mês de maio, logo quando as férias coletivas dos jogadores dos times da Série A do Campeonato Brasileiro são encerradas – em acordo com a Comissão Nacional de Clubes (CNC).
Para isso, é necessário um diálogo das federações com as respectivas autoridades sanitárias de cada Estado. O objetivo é ter atividades a partir de maio, a depender da situação de cada unidade da federação. Mesmo assim, datas não foram ainda liberadas oficialmente sob risco de mudança imediata. Mas a CBF trabalha com a possibilidade de ser em 17 de maio, o reinício dos estaduais.
Diante da crescente de casos de Covid-19 no País, o único consenso é de manter os torneios vigentes mesmo de portões fechados, com partidas em menor intervalo de duração ou sede única de evento.
O discurso se alinha ao novo Ministro da Saúde, Nelson Teich, assim como ao que propõe o presidente Jair Bolsonaro. A Pasta recebeu um plano de diretriz nacional para a retomada do esporte e estuda os pontos listados pela CBF como essenciais. O lançamento está previsto para esta semana e vai guiar os estados.
“Existe um pedido para avaliar o retorno de jogos sem público, da CBF. Isso é uma coisa que estamos avaliando. Nem tudo o que a gente avalia é para ser definido. Não é coisa definida ainda. Mas são algumas iniciativas que, de alguma forma, poderiam trazer uma rotina um pouco melhor para o dia a dia das pessoas”, disse presidente do Grêmio a Rádio Grenal Mundo parado
Sem perspectiva de diminuição do contágio e com crescente de contaminados, Argentina, Bélgica, França e Holanda já anunciaram o fim dos torneios nacionais em andamento. Assim, não haverá campeões ou rebaixados da edição 2019/2020.
Como os países seguem o mesmo formato de calendário, havia perspectiva de conclusão dos campeonatos nacionais. Diferentemente do Brasil, os jogos estavam em curso e na fase final de classificação. A federação argentina até foi mais rígida na medida e cancelou o rebaixamento pelas próximas duas temporadas. Uma reunião definirá os classificados para eventos continentais como Copa Sul-Americana e Libertadores.
Com agência nacional
LEIA MAIS

Comandante Geral da PM destaca parceria com Secretaria de Segurança de Ponta Porã
Há 19 minutos

Polícia Militar Rodoviária apreende carga de maconha, na MS 164, em Maracaju
Há 19 minutos

Reeducandos do Centro Penal da Gameleira trabalham na reforma da Unei Dom Bosco
Há 19 minutos

Dourados: projetos da Coronel Ponciano e do terminal de passageiros avançam
Há 19 minutos