Cartilha que traz informações do Direito do Consumidor até violência contra mulher durante pandemia é lançada em MS

Material traz assuntos como suspensão do corte da energia elétrica, direito do consumidor e assuntos relevantes quanto ao direito do cidadão.

| G1 / FLáVIO DIAS, G1 MS


Uma cartilha jurídica virtual com informações do Direito do Consumidor e até violência contra mulher durante a pandemia, foi lançada na noite desta quarta-feira (1º), em Campo Grande, por alunos do curso de Direito da Faculdade Insted.

De acordo com a coordenadora responsável pelo material, professora Mayara Baís, a cartilha ainda é composta por outros assuntos e têm o objetivo de informar a população sobre seus direitos nesse período de isolamento social por conta do novo coronavírus.

Segundo Mayara, a cartilha traz assuntos ao cidadão comum como a suspensão do corte da energia elétrica por falta de pagamento, questões de contrato de trabalho, direito ao consumidor, direito internacional sanitário e outros pontos, além de debater sobre violência doméstica, que aumentou nesse período de isolamento social. Para ter acesso ao material, clique aqui.

"Nós conseguimos reunir a classe acadêmica por meio desse projeto integrador para ajudar, de certa forma, a integrar nossas atividades com as realidades sociais. Isso vai ajudar muito as pessoas que precisam de informações claras sobre seus direitos nesse período difícil que estamos passando", explicou ao G1.

Segundo a estudante Kely Fernandes, trabalhar de forma remota e ter um resultado positivo para ajudar as pessoas que precisam de informação com qualidade, foi marcante. Segundo ela, a nova forma de interagir e estudar para a elaboração da cartilha, vai contribuir e muito com a sociedade.

"Diante dessa onda de inseguranças e incertezas causadas pela covid-19, ocorrem diversos fatos jurídicos e que a sociedade em um todo precisa de informações relevantes para orientação. Nosso tema foi Violência Doméstica em época de pandemia, e grande foi minha surpresa sobre o assunto. Foi possível perceber que mulheres que já viviam em isolamento por conta de uma marido agressor, hoje estão vivendo praticamente em cárcere privado e sofrendo agressões e abusos psicológicos", relembra.

Conforme o coordenador do curso de Direito, Marcelo Salomão, o projeto é fundamental para a vida acadêmica e para a sociedade sul-mato-grossense. Além de contribuir para a formação dos alunos, este [projeto] oferece à sociedade o que é de mais valioso neste momento: a informação certa e precisa para os anseios da sociedade quanto aos seus direitos nesse período de pandemia.

Ainda de acordo com Mayara, o desenvolvimento da cartilha foi todo elaborado de forma remota e depois de uma grande pesquisa sobre a pandemia, novos temas surgiram e baseando-se na necessidade da população, foram definidos os mais essenciais para compor o material.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE