Educação
Jornada Acadêmica e Mostra Científica abordam ‘Psicologia em Diálogos’
| ASSESSORIA
O curso de Psicologia da UNIGRAN realizou sua 20ª Jornada Acadêmica e a 10ª Mostra Científica. Para debater as práticas profissionais, em diversos contextos e perspectivas, o evento trouxe o tema ‘Psicologia em Diálogos’.
Durante a Jornada, o curso procurou discutir a atuação profissional em áreas emergentes, mas que não são tão debatidas no currículo do psicólogo. “O acadêmico encontrou aqui uma série de discussões com profissionais que são inseridos nas diversas áreas de atuação da Psicologia e que trouxeram suas vivências e que puderam expandir as perspectivas, a compreensão desses alunos sobre diversos temas”, comentou o coordenador de Psicologia, Carlos Arturo Valiente Filho.
Entre as temáticas apresentadas, na abertura do evento, o psicólogo Romulo Said Monteiro ministrou a palestra ‘Psicodrama: Bases Teóricas e Vivência’. “Eu acho que o Psicodrama é desconhecido pela maioria dos alunos, mas é uma das linhas que a Psicologia tem, uma das linhas oficiais. Então, ela trabalha utilizando muitos recursos teatrais, dramáticos. Nós não usamos o verbal, por isso foi incorporado o teatro ao grupo e viu que a expressão das pessoas representando os seus dramas era a mais intensa”, explicou.
Para ele, o Psicodrama foi bem aceito no Brasil pela forma que é conduzido, com muito afeto e bom humor. “Hoje o Psicodrama tem a pegada clínica do grupo, e o bipessoal, que é o individual, além da pegada social, que hoje é muito intensa, e da presença nas empresas e na educação”, apontou. “Nós trouxemos o Psicodrama para que o pessoal conheça. Porque quando eu conheci, tive um impacto muito grande. Eu achava que só fosse psicanálise, mas é um outro estilo, é um outro estilo de se atuar, é um outro estilo de se entender o ser humano, os dois são bem diferentes, mas chegam no mesmo objetivo. Deixar as pessoas mais felizes e resolvidas e equilibradas”, completou Romulo.
Mostra Científica
Dentro da Jornada, o curso realizou a 10ª Mostra Científica, em que acadêmicos e profissionais produzem e apresentam trabalhos científicos.
“Nós temos a contemplação de uma série de temas que partem desde discussões sobre educação até análise de filme, por exemplo. Então, também é um espaço muito importante de troca que nós temos de conhecer temas que não são tão debatidos, temas que não são tão vistos no cotidiano do processo de formação, e mesmo da própria atuação em Psicologia”, explicou o coordenador do curso, Carlos Valiente.
LEIA MAIS
Kinho Chamorro faz exposição das ações da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados
Há 18 horas