Pão de trigo com poolish

| IMPRENSA


Fazer pão é, verdadeiramente, mágico. Juntar farinha, sal, água e levedura. Amassar. Dar tempo para que os ingredientes tenham tempo de conversar entre si e voilà, temos pão para partilhar com a família. Há várias maneiras de fazer pão. O importante, é irmos percebendo as massas e não ter medo de arriscar. Fazer pão é um processo. Vamos aprendendo. Há factores que influenciam o pão e que não dependem de nós, como a temperatura ambiente e a humidade.

O importante no processo de fazer pão é que nos consigamos divertir! Vamos fazer pão? Pão de trigo com poolish Ingredientes para a poolish: 200 g de farinha de trigo T65 200 g de água 1/8 de colher de chá de levedura de padeiro seca 1. Colocar os ingredientes num frasco ou caixa. Mexer de modo a obter uma massa homogénea. 2. Deixar à temperatura ambiente até triplicar de volume, cerca de 8 a 12h horas, dependendo da temperatura ambiente. Pode-se fazer à noite e usar no dia seguinte. Ingredientes para o pão: Toda a massa da poolish 450 g de farinha de trigo T65 50 g de farinha de trigo integral 300 g de água tépida 4 g de levedura seca 10 g de sal fino 1.

Juntar todos os ingredientes numa taça e amassar cerca de 5 minutos. 2. Colocar a massa numa caixa untada com azeite. 3. Deixar levedar a massa cerca de 3 horas. Fazer 4 dobras de 30 em 30 minutos. 4. Colocar a massa numa superfície polvilhada com farinha e enrolar o pão. 5. Colocar a massa num cesto de fermentação, caso não tenham usem uma taça forrada com um pano, polvilhado com farinha de arroz ou de trigo. Tapar.

Deixar levedar cerca de 1 hora ou até ter duplicado de volume. 6. Cerca de 20 minutos antes do fim do tempo, aquecer o forno a 230ºC com um tacho de ferro fundido lá dentro. 7. Colocar a massa no tacho. Tapar. Colocar no forno e deixar cozer 30 minutos. 8. Tirar a tampa ao tacho e deixar ganhar cor mais 20 minutos. 9. Depois de cozido, colocar o pão a arrefecer em cima de uma grelha. O tempo de levedar a massa poderá variar, caso o tempo esteja quente. Se não fizerem as dobras, a massa irá fermentar mais rapidamente. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE