Quais os fatores que influenciam o valor de um imóvel?

| ASSESSORIA


Existem alguns fatores que podem influenciar no preço do imóvel, portanto conhecer cada um deles será fundamental para que se faça um bom negócio na hora de vender. (Pixabay)

Comprar um imóvel é uma decisão que preocupa muitas pessoas.

Afinal, o valor pago é alto, e é um bem durável, ou seja, fará parte do patrimônio do comprador por muitos anos.

No entanto, existem muitos fatores que afetam os preços dos imóveis.

Portanto, é necessário entender os fatores que afetam esses valores dos imóveis, sempre comparar a relação custo-benefício das opções disponíveis, e entender as opções que proporcionam a maior vantagem a um preço adequado para o comprador.

Porém, isso não significa que não possam ter imóveis à venda com preços acessíveis, mas é sempre prudente analisar toda a situação.

Localização
Imóveis com boa localização costumam ter um preço mais alto.

Quanto mais perto estiver de bairros sofisticados, do centro da cidade ou de metrôs, trens, parques, escolas e outras instalações, mais alto será o preço do imóvel, e também maior será sua avaliação.

Outros fatores também terão impacto, como áreas com baixos índices de criminalidade e projetos que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores, como espaços verdes, espaços coletivos de esporte e lazer, atrações culturais, shopping centers, etc.

Isso é fácil de entender porque quanto melhor a comunidade, mais pessoas querem morar nela, levando a um aumento no preço do metro quadrado, porque há mais demanda em comparação com comunidades remotas ou menos atraentes.

O tamanho da propriedade
O tamanho da propriedade também afeta o seu valor.

De um modo geral, o preço por metro quadrado de propriedades novas e menores tende a ser inferior ao de propriedades maiores.

No entanto, esta regra não se aplica ao caso de atributos antigos.

Na verdade, tudo dependerá dos atrativos do imóvel.

Se um apartamento pequeno está localizado em um bairro nobre e tem decoração de primeira classe, então pode ser caro.

Porém, quanto maior for a propriedade, maior será o custo.

Acabamentos do imóvel
Acabamentos de qualidade suspeitos podem fazer com que os preços dos imóveis despencaram, mesmo que sejam grandes ou bem localizados.

Portanto, se o comprador achar que a cotação está abaixo do nível normal e a localização é excelente e a imagem é boa, será importante prestar atenção.

Isso ocorre porque o tipo de acabamento é geralmente o material de construção mais caro, e quanto mais nobre, mais alto é o preço.

Além da estética, os acabamentos estão diretamente relacionados à qualidade e durabilidade da obra.

Portanto, vale a pena fazer reformas de primeira classe na nova casa, pois elas tendem a durar mais e evitar gastos com reformas e substituições em alguns anos.

Segurança
Quem não sonha em viver em um lugar seguro e tranquilo, criando filhos e família, não é mesmo?

É por isso que a segurança é um fator que afeta os preços dos imóveis.

Quanto mais itens seguros uma propriedade ou apartamento tiver, mais alto será o preço.

Por exemplo, cercas eletrônicas, câmeras de vigilância, patrulhas, fechaduras digitais, alarmes, etc.

Posição da propriedade
A posição da propriedade em relação ao sol é um ponto que pode aumentar ou diminuir o valor de venda.

As casas que recebem luz do sol pela manhã costumam ser mais caras porque são frescas no verão e quentes no inverno.

No entanto, isso pode variar, pois depende das preferências dos compradores.

Documentação
Por exemplo, ninguém quer comprar um imóvel irregular que tenha problemas jurídicos ou que possa ser hipotecado.

Portanto, tomar cuidado com as propriedades modernas que estão bem localizadas e cujos preços estão muito abaixo do mercado, será necessário.

Isso geralmente indica que há um problema com documentos, ativos hipotecários ou imóveis no estoque, como todos os herdeiros são obrigados a concordar com a transação, isso tornará as compras difíceis.

Além disso, imóveis com taxas e impostos atrasados na prefeitura, como IPTU ou mesmo taxas de apartamento, podem ser vendidos mais baratos do que o preço médio de mercado.

Também é importante prestar atenção nos apartamentos dentro da área de cobertura e verificar se o imóvel realmente possui autorização para a área construída nele, será fundamental.

Caso contrário, o comprador pode precisar arcar com custos futuros, como correções de IPTU e multas da Prefeitura.

Idade da construção
De um modo geral, as propriedades antigas costumam ser mais baratas do que as novas, a menos que a compra seja feita na planta, ou seja, ainda está em construção.

Outro ponto de impacto está na proteção.

Imóveis antigos geralmente precisam ser reformados, por isso são vendidos por preços mais baixos, pois não importa quem os compra, no final das contas terá que investir mais para tornar o imóvel confortável e adequado.

No entanto, a antiga propriedade que acabou de ser reformada pode ser mais cara porque foi modernizada.

Por fim, se você gostou desse artigo, compartilhe ele em suas redes sociais para que mais pessoas fiquem por dentro do assunto!



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE