Leia Coluna do Jonas deste sábado, 04

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 04 de Novembro 2023 – Dia do Oficial da Reserva (R/2). Dia da Favela.

Dia do Inventor.

Pensamento: "É preciso ter cuidado com o vazio de uma vida ocupada demais."

Musica: Excuse me – Junior – Indicação DJ Mateus Gnutzman

Eleições 2024

Já iniciaram os movimentos no grande tabuleiro de xadrez da política douradense. Diversos nomes vêm sendo citados, dentre os vários segmentos, e em todos os casos, sem exceção, buscam criar blocos para  um embate direto com o atual prefeito, Alan Guedes. Como é de praxe, em qualquer eleição, a meta é buscar defeito, problemas, dificuldades e outros detalhes que possam enfraquecer ou prejudicar quem é situação, independente do cargo ocupado. Quem está no poder é sempre apontado como o errado em qualquer coisa que faça.

Pseudo União

Para quem consegue se manter à margem da movimentação política, chega a ser engraçado observar o que vai acontecendo nesse período em que se “prega a união”, para que “juntos possamos mudar esse cenário”, talvez seja o conjunto de frases mais usado.  Nesse momento podemos observar a aproximação de históricos adversários políticos, tudo em nome de “derrubar” quem está no poder.

Dança

Em Dourados já começou um verdadeiro baile, com direito a dança de cadeiras, mudanças de agremiação, promessas de parcerias, buscas de apoio de lideranças, discursos utópicos, acusações, ou como vovó já dizia, uma briga de cegos no escuro. Só falta alguém gritar: “Olha a faca”, e vamos nos divertir com a correria, aí verdadeiramente no escuro, em busca de abrigo e sobrevivência.

Enquanto isso...

Enquanto os debates e embates se proliferam, o prefeito Alan Guedes toma uma posição bastante clara. “Enquanto os cães ladram a caravana passa”, como também dizia vovó. Talvez nunca se tenha vistos tanto investimento na cidade, que passam pelas operações tapa-buracos, asfalto novo, obras de grande porte em andamento e outras por vir, recursos pesados vindos do Governo do Estado, Governo Federal e verba internacional do Fonplata.

Mais investimentos

A Educação, embora haja quem reclame, tem recebido investimentos em obras de revitalização, salários melhorados, investimentos em tecnologia. A Saúde, outro setor tradicionalmente problemático, vem sendo atendido. São reformas em unidades, atendimento odontológico móvel e nos postos, entregas de ambulâncias para Unidades Básicas de Saúde na cidade e em distritos, veículos para o Samu, entre outras.

Mudanças

Embora de forma suave e tranquila, o quadro que até a pouco se mostrava complicado para o prefeito, vem se modificando rapidamente e com isso ele vem crescendo sensivelmente aos olhos dos eleitores. Os investimentos, em geral, vêm surtindo um efeito de alavanca, aumentando a dor de cabeça de seus adversários.

Apoio

Nesta sexta-feira a senadora Tereza Cristina (PP) esteve em visita a Dourados, cumprindo uma extensa agenda política, como definiu a assessoria de Alan Guedes.  A primeira agenda se deu na Escola Municipal Lóide Bonfim Andrade, o CEU [Centro de Educação Unificada] do Jardim Água Boa, onde conheceu um dos módulos do programa de Robótica na Escola, implantado pela Prefeitura. Recebida pelo diretor Diogo Morais e professores da escola, a senadora foi alvo de verdadeira tietagem. Cercada para fotos e selfies, conversou com alunos, viu a apresentação da banda e do grupo de violão da escola.

Roma

Depois da Loide Bonfim, Tereza Cristina acompanhada por quase todos os vereadores da Câmara e o secretariado do prefeito, foi conhecer obras de infraestrutura na região do Residencial Roma, onde está sendo concluída a ponte de ligação da Via Park que corta a região do Jardim Clímax em direção a Cohab 2 e Vila Cachoeirinha, pela rua Décio Martins Capilé, até a rotatória que dá acesso com a rua Lindolfo Lange no sentido da BR-463.

Paragem

A terceira visitação foi ao Parque Natural Municipal do Paragem, nos fundos da região do Grande Água Boa, a única, até agora, unidade de conservação ambiental do município. A Prefeitura conseguiu inserir a obra da Via Park para ampliar a área de preservação, alocando R$ 97 milhões junto ao Fonplata, programa de captação de recursos que prevê investimentos de 40 milhões de dólares no Município.

O último local visitado pela senadora foi o Ginásio Municipal Ulysses Guimarães, com vistoria aos serviços de reforma e reestruturação da praça de esportes, onde o Município é parceiro do Estado no programa de revitalização da arena esportiva.

Sucessão

A senadora conversou com a imprensa douradense sobre a sucessão municipal do ano que vem, e reafirmou seu apoio à candidatura de Alan Guedes. “O PP tem candidatura forte em Dourados, vai procurar outras legendas, mas não abre mão da reeleição do atual prefeito”, sentenciou Tereza Cristina.

Brima

O farmacêutico bioquímico Racib Panage Harb, (foto), presidente municipal do DC - Democracia Cristã está juntando forças para reforçar ainda o partido visando as disputas das eleições do ano que vem. O "Brima", entre um kibe, esfiha, kafta e outros da culinária oriunda do Líbano/Palestina/Israel a prosa vai e vem e para no papo político com sapiência oriental. Ele anda caladinho na sua 'budedinha' instalada na Rua Dr. Camilo Ermelindo da Silva, entre as ruas Ciro Melo e Oliveira Marques, porém as antenas vivem atentas. O DC surgiu do extinto PSDC Partido Social da Democracia Cristã que em Dourados elegeu o primeiro vereador indígena, o professor Aguilera de Souza e idealizador também da construção do Hospital Regional, por exemplo. Na época, junto com outras siglas, emplacou dois vereadores. Agora ele convida: “Quer ser vereador em 2024?  Então venha para o DC. Fala conosco pelo (67) 99977-3274.

Prevendo

Além do professor Aguilera, a Dra. Virgínia Magrini também ganhou assento no Palácio Jaguaribe. O time tinha Geraldo Sales no comando. Para 2024, o DC trabalha com previsão de passar dos oito mil votos, para assim conseguir duas cadeiras entre as possíveis 21 que a Câmara de Dourados poderá ter, com o aumento dos atuais 19 vereadores.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 

Quer ser vereador? Venha para o DC - alerta Racib


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE