Com Treinamento Especializado para Combater o Novo Cangaço, Ribas do Rio Pardo se Prepara Contra Ataques Criminosos

| PMMS


Ribas do Rio Pardo (MS) – O município de Ribas do Rio Pardo recebeu na última quarta-feira (01/11) um treinamento especializado para combater uma modalidade criminosa conhecida como novo cangaço ou domínio de cidades. Esse tipo de crime consiste em invadir pequenas e médias cidades com grupos armados e violentos, bloquear as vias de acesso, tomar o controle dos prédios públicos e assaltar bancos, lojas e instituições financeiras. O termo novo cangaço faz referência ao antigo cangaço, um movimento social e banditista que ocorreu no Nordeste brasileiro no início do século XX, liderado por Lampião e seus seguidores.

O treinamento foi coordenado pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Especiais (BOPE) e contou com a participação de todas as forças de segurança pública do município, incluindo policiais militares, civis, rodoviários federais e bombeiros. O objetivo foi capacitar os profissionais para executar um Plano de Defesa que otimiza o tempo de resposta e desestimula a ação dos criminosos no município, tornando-o mais seguro. Para isso, foram realizadas atividades teóricas e práticas, com a simulação de um ataque criminoso e a reação das forças de segurança.

Estiveram presentes a comandante da 6ª CIPM, Tenente-Coronel PM Cleide Maria, todos os policiais militares lotados no município, a Equipe de Força Tática da unidade, policiais militares do BOPE, sob comando do Capitão PM Vinissius, que foi o coordenador juntamente com o comandante local, Capitão PM Martins, o Cabo PM Samir do 2º BPM de Três Lagoas e o Aspirante-a-Oficial PM Roger do 9º BPM de Campo Grande, a delegada titular, Dra. Paula, o subcomandante do Corpo de Bombeiros, Tenente BM Fernandes, o agente Sherer à frente das equipes da Polícia Rodoviária Federal além da sociedade constituída e empresas envolvidas sendo elas a Suzano, PALMONT, Polimix, HGB e vale do Rio Novo que apoiaram sobremaneira a ação.

A comandante da Companhia, Tenente-Coronel PM Cleide Maria, afirmou que as atividades foram um sucesso e agradeceu o envolvimento de todos os profissionais e membros da sociedade que apoiaram a ação. Ela também destacou o apoio de empresas locais. A comandante ressaltou que a sociedade pode ficar tranquila e confiar nos profissionais de segurança do município, pois estão capacitados e preparados para atuarem na segurança local e frustrarem as intenções dos marginais que atuam nessa modalidade criminosa.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE