Enem: Psicóloga dá dicas para controlar a ansiedade e o estresse durante a prova 

As técnicas visam gerenciar as emoções para que o desempenho não seja afetado pelo nervosismo

| ASSESSORIA


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos mais decisivos na vida de estudantes brasileiros. A pressão para obter um bom desempenho é enorme, e muitas vezes, essa pressão pode gerar estresse e ansiedade. No entanto, a psicologia oferece estratégias valiosas para lidar com esses sentimentos, ajudando os jovens a manterem a calma e alcançar seu potencial máximo. 

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia do Centro Universitário Anhanguera - UNAES, Flávia Milanez de Farias, a preparação para a prova, que será realizada nos dias 5 e 12 de novembro, pode ser estressante, mas é fundamental estar relaxado e realizar alguns métodos para obter o melhor desempenho possível.  

“A psicologia oferece estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade durante o Enem. Além disso, é importante que os alunos se sintam preparados com uma rotina de estudos eficiente, bom descanso e pensamento otimistas”, comenta a especialista.  

Abaixo, a docente listou algumas dicas para ajudar os estudantes a manterem a tranquilidade e se destacarem nas provas:  

Atitude positiva: Sua mentalidade desempenha um papel fundamental em como você lida com o estresse. Evite pensamentos negativos e autocríticos. Em vez disso, concentre-se em pensamentos positivos e em seu potencial. Lembre-se de que você se preparou bem para o Enem e está pronto para enfrentar o desafio.

Respiração profunda: Uma técnica simples, mas eficaz, para aliviar o estresse é a respiração profunda. Durante a prova, se você sentir sua ansiedade aumentar, pare por um momento, feche os olhos e respire profundamente. Inspire pelo nariz contando até quatro, segure por quatro segundos e expire lentamente pela boca. Repita isso algumas vezes para acalmar seus nervos. 

Gerenciamento do tempo: Um dos maiores estressores durante o Enem é a pressão do tempo. Para evitar o pânico, tenha um plano de gerenciamento de tempo sólido. Divida o tempo disponível para cada seção da prova e siga-o rigorosamente. Isso ajudará a evitar a sensação de estar sobrecarregado.

Pausas estratégicas: Durante as longas horas de prova, é importante fazer pausas curtas e estratégicas. Levante-se, alongue-se e respire profundamente. Isso ajudará a energizar sua mente e aliviará a tensão muscular, mantendo-o mais calmo e concentrado. 

“A capacidade de lidar com o estresse durante o Enem é essencial para um bom desempenho. As dicas psicológicas podem ajudar os estudantes a manterem a calma, controlarem a ansiedade e obterem sucesso. A prova é uma grande oportunidade para mostrar todo o seu potencial, e uma mente tranquila é fundamental para isso”, finaliza a psicóloga. 

Sobre a Anhanguera    

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores.      

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.       

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.        

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE