Lago Lonar muda de cor misteriosamente

| CLIMA TEMPO


No início de junho de 2020, um lago que se formou em uma cratera no centro-oeste da Índia, mudou rapidamente sua cor de verde para rosa. Por enquanto, a razão do ocorrido permanece um mistério.

A mudança de cor do lago Lonar ocorreu ao longo de alguns dias. A alteração é visível nestas imagens abaixo, que foram capturadas em 25 de maio e 10 de junho com o Imageador Terrestre Operacional (OLI) no Landsat 8.

25 de maio de 2020

10 de junho de 2020

Imagens do Observatório da Terra da NASA por Lauren Dauphin, usando dados do Landsat da instituição Pesquisa Geológica dos EUA. História de Kathryn Hansen.

Os cientistas coletaram amostras do lago e aguardam os resultados do laboratório antes que possam dizer, com certeza, o que causou a mudança. Eles especulam, no entanto, que a cor pode ser resultado de um ser vivo microscópico que prospera na água com altas concentrações de sal.

O lago Hillier na Austrália, por exemplo, é conhecido por pegar seu tom do Halobacteriaceae , um microorganismo de cor rosa que vive na água com alta salinidade. Esse lago também tem um tipo de alga unicelular chamada Dunaliella salina . Quando as condições da água são favoráveis, a D. salina fica verde. Porém, sob condições estressantes, como alta salinidade ou grandes quantidades de luz, as algas produzem carotenóides protetores, incluindo beta-caroteno vermelho-alaranjado.

No entanto, o lago Hillier da Austrália é persistentemente rosa e não muda ao longo de alguns dias. Uma explicação para a repentina mudança no lago Lonar, na Índia, pode ser um rápido aumento da salinidade, já que a evaporação durante o tempo quente e seco na área faz com que os níveis de água caiam. Um fenômeno semelhante ocorre no lago Urmia do Irã durante a primavera e o verão, quando o lago fica menor e mais salgado, levando os microorganismos a mostrarem suas cores.

O lago Lonar (também conhecido como a cratera Lonar) está localizado no estado de Maharashtra, no centro-oeste da Índia. A cratera foi inicialmente considerada de origem vulcânica devido à sua localização em meio ao basalto vulcânico do planalto de Deccan. Os cientistas da década de 1970, no entanto, confirmaram a presença de maskelynite - um vidro de ocorrência natural que é formado apenas por impactos de velocidade extremamente alta. Formada entre 35.000 e 50.000 anos atrás, Lonar é a única estrutura de impacto em basalto na Terra 'fresca', tornando-a um análogo importante para crateras de impacto na superfície da Lua.

Este conteúdo é uma tradução e adaptação de texto da NASA. Para acessar a publicação original, clique aqui.