Basquete
3 lições que a estreia de Wembanyama na NBA deixou em derrota dos Spurs
Nos primeiros três quartos, as estatísticas não foram nada impressionantes: 6 pontos, 2 chutes certos de 4 tentados. Os highlights que deixaram todos boquiabertos na pré-temporada estiveram praticamente ausentes. O acúmulo de faltas só o deixou jogar por meros 16 minutos...
A verdade é que, pelo menos por um período, a sensação Victor Wembanyama não parecia ser nem o novato mais impressionante em San Antonio, na última quarta-feira (25), pela 1ª rodada da NBA. Essa honraria ia ficando nas mãos de Dereck Lively II, do Dallas Mavericks, que acertou seus 6 primeiros chutes e anotou 16 pontos vindo do banco.
Então, chegou o último quarto.
Wembanyama entrou em erupção como um vulcão, fazendo 9 pontos em um espaço de 3 minutos e fechando a partida com 15 no total (6 chutes certos de 9 tentados), se destacando apesar da derrota por 126 a 119 dos Spurs para os Mavs.
Foi assim que 'Wemby' animou a todos para uma temporada que muitos acreditam que podem terminar com o prêmio de novado do ano na NBA.
Os repórteres da ESPN acompanharam a partida do pivô de todos os ângulos e compartilham abaixo suas impressões.
Todos querem ver o 'Wemby show'
A atomosfera na casa do San Antonio Spurs era praticamente de 'finais de NBA' minutos antes da estreia de Wembanyama. O time do Texas credenciou mais de 200 membros da imprensa, representando oito países diferentes. Parecia que todos eles, ao lado da diretoria dos Spurs e de vários empresários, tinham tomado todo o espaço da lateral da quadra quando 'Wemby' emergiu dos vestiários para fazer seu aquecimento, dando início à contagem regressiva para uma das estreias mais aguardadas da NBA em uma geração.
O francês cumprimentou torcedores dos dois lados da arquibancada enquanto caminhava até a quadra. Com seus longos braços abertos, ele conseguiu cobrir toda a distância de um lado até o outro do túnel. Dezenas e dezenas de celulares e câmeras foram apontados para o gigante enquanto ele andava até o meio da quadra e iniciava sua rotina de aquecimentos. Pelos próximos 20 minutos, o astro fez de tudo um pouco, driblando e chutando de vários lugares do campo de jogo.
Então, com 48 minutos restando para a partida começar, Wembanyama teve uma rápida conversa com o auxiliar dos Spurs, Mitch Johnson, antes de retornar aos vestários. O 'show' do pré-jogo acabou. Chegou a hora do 'verdadeiro show'.
As 'estreias' anteriores de 'Wemby' (na Summer League, em Las Vegas, e na pré-temporada contra Oklahome City Thunder) também atraíram grande atenção dos fãs, mas nada como o que foi visto na noite de quarta, com 18.974 torcedores presentes na casa dos Spurs. Muitos deles chegaram aos seus assentos horas antes do apito inicial, ansisos para ver a estreia do 3º pick 1 da história da franquia.
-- Andrew Lopez
Spurs e Wemby terão que passar pelas dores de crescimento
Wembanyama mostrou flashes de seu imenso talento dos dois lados da quadra em sua estreia. Ele também demonstrou que a comissão técnica do Spurs terá bastante trabalho para resolver qual será a melhor forma de aproveitá-lo.
San Antonio começou a partida com uma escalação pouco convencional, usando três 'gigantes' e nenhum armador de ofício. Ficou evidente que a pouca capacidade de chute e armação de jogadas limitou 'Wemby' a ser quase exclusivamente um chutador de longa distância (3 de suas 4 tentativas iniciais foram de longe).
Os melhores minutos do grandalhão aconteceram no último quarto, quando o armador Tre Jones também entrou em quadra, deixando a escalação mais convencionar. Com isso, o francês conseguiu participar de pick-and-roll e fazer mais infltrações, ao mesmo tempo em que conseguiu se sair bem em enfrentamentos de 1-contra-1.
No entanto, ele também cometeu muitas faltas, o que o limitou a apenas 23 minutos em quadra. Uma surpresa, visto que ele só foi excluído por faltas em uma ocasião em mais de 60 partidas na França na temporada passada (importante ressaltar que, diferentemente da NBA, as regras Fiba permitem apenas 5 faltas em 40 minutos).
Não foi sua falta de força física ou a imposição dos 'brutamontes' da NBA que prejudicaram sua estreia. Pelo contrário: foram infrações bobas cometidas tanto no ataque quando na defesa, algo que ele pode solucionar facilmente quando aprender a controlar seus nervos.
Ainda assim, Wembanyama deu mostras do motivo de ter sido o pick nº 1 do draft, dando um toco em Kyrie Irving na primeira jogada da partida, acertando depois uma linda bola de 3 pontos do alto do arco. Um pick-and-roll perfeito com Devin Vassell no último quarto também foi um momento de destaque.
Enquanto os Spurs ainda tentam arrumar seu elenco ao redor do francês e encontrar a melhor maneira de fazer com que ele tenha sucesso, há uma certeza: ainda vamos ver muita coisa boa de 'Wemby' nas próximas semanas e meses.
-- Jonathan Givony
Spurs precisam facilitar as coisas para Wemby
Fazer Wembanyama participar melhor das jogadas ofensivas será a principal missão dos Spurs depois da rodada de abertura da NBA.
Isso não havia sido um motivo de preocupação na pré-temporada, quando 'Wemby' foi usado em só 34% do tempo, sendo apenas o 7º atleta que mais ficou em quadra.
Na última quarta, porém, os Mavericks tiveram um bom plano de jogo, com Grant Williams ficando responsável por marcar o francês. Williams negou a bola em diversos momentos ao pivô, limitando o adversário a apenas 4 chutes (todos em bolas de 3 pontos) em seus primeiros 16 minutos ao longo de três quartos.
A série de 9 pontos em menos de 4 minutos conseguida por Wembanyama no último quarto veio depois que ele começou a jogar mais centralizado, o que forçou Dereck Lively II a marcá-lo. Agora, cabe aos Spurs encontrar maneiras de utilizar bem seu pivô, que não relou na bola nas últimas duas posses de sua equipe no jogo.
A melhor maneira de fazer isso é encontrar formas de 'achar' o gigante em quadra quando ele se livra da marcação. A torcida ficou especialmente brava com um lance no final da partida em que o francês não recebeu a bola, mesmo com Irving sendo o único marcador em cima dele.
Encontrar Wembanyama em posições melhores certamente vai ajudar o novato em noites em que suas bolas de 3 não estiverem caindo.
-- Kevin Pelton