Leia Coluna do Jonas desta segunda, 16

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 16 de Outubro 2023 - Dia do Engenheiro de Alimentos. Dia do Chefe. Dia Mundial da Alimentação. Dia Mundial do Pão. Dia de São Geraldo. Dia do Anestesiologista. Dia Mundial da Coluna. Dia do Securitário

Pensamento: "Assim como a tristeza adoece, a alegria cura."

Musica: Raindrops keep fallin on my Head - B.J. Thomas – Indicação DJ Mateus Gnutzman

Live

Ainda repercute positivamente a participação do jornalista Valfrido Silva e do ex-deputado constituinte Walter Benedito Carneiro em live no site Gazeta MS. Com propriedade, os decanos discorreram sobre a divisão do estado no dia 11 de outubro de 1977, em ato ocorrido em Brasília pelo então presidente General Ernesto Geisel.

Quase tragedia

Fatos curiosos marcaram aquela festiva data que poderia ser trágica, como por exemplo, o voo da empresa aérea Viação Aérea São Paulo – Vasp, por pouco não acaba em tragédia, pois apresentou problemas mecânicos e se não fosse percebido antes da decolagem de volta para Campo Grande, poderia cair matando passageiros, pilotos e tripulantes. Esse episódio poucos sabiam.

Novo Estado

Outro fato que chamou atenção foi quando o avião ultrapassou o Rio Paraná o piloto abriu o microfone para anunciar “estamo adentrando o território do novo estado brasileiro: viva o Mato Grosso do Sul”, houve aberturam de champanhe, abraços, choros e emoção de toda monta. 

Uems

O mestrado profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) está com inscrições para a seleção 2023, abertas até 17 de novembro. Este ano, a rede cresceu e agora é composta por 15 instituições públicas de ensino presentes em todas as regiões do Brasil, dentre elas a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que ofertará 15 vagas na unidade de Paranaíba. Confira o edital em: https://profsocio.ufc.br/wp-content/uploads/2023/10/edital-selecao-04-2023.pdf

Grátis

O curso é gratuito e confere o título de mestre em Sociologia, sendo destinado a docentes da Educação Básica que lecionaram em 2023.2 disciplinas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em escolas públicas e privadas. A seleção é realizada totalmente online, composta por duas etapas: análise de carta de intenções e defesa online da carta de intenções.

Asseio

O trabalho das equipes de limpeza e conservação de Campo Grande tem recebido elogio dos turistas. O diretor-presidente do Serviço de Limpeza do Distrito Federal Vieira, esteve na Capital no mês passado no evento nacional no Bioparque Pantanal e durante a sua participação destacou o cuidado que a cidade recebe da administração municipal. “No último dia 19 de setembro estive em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e achei a cidade muito bonita, em especial muito limpa. Quero aqui parabenizar a Prefeitura, que tem feito um trabalho exemplar na limpeza da cidade”, disse Sílvio.

Agradecendo

O secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Domingos Sahib Neto, destacou sobre a responsabilidade da realização do bom serviço e agradeceu pelo reconhecimento. “É uma grande responsabilidade, a nossa cidade tem quase um milhão de habitantes, com uma imensa área urbana e mesmo assim estamos desempenhando um bom trabalho. Receber esse feedback positivo e de pessoas de fora, é uma honra, é ver que o nosso esforço está valendo a pena”.

Aeronave

Agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai encontraram um helicóptero utilizado pelo narcotráfico e armas durante fiscalização em uma região de mata localizada na Colônia Fortuna, distrito de Zanja Pytã, próximo a fronteira entre Brasil e o país vizinho através do Mato Grosso do Sul.

Aviária

Três semanas depois de Mato Grosso do Sul ter o primeiro foco de gripe aviária confirmado em criação doméstica de galinhas em Bonito, outro caso é investigado no Estado. Desta vez, segundo plataforma de monitoramento do Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), outro possível foco da doença foi registrado em Figueirão, cidade distante 258 quilômetros de Campo Grande.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE