Comitê Paralímpico Brasileiro lança a quinta aula gratuita

| DIáRIO DIGITAL / MARINA ROMUALDO, ESPECIAL PARA O DD


Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) lança quinta aula gratuita nesta segunda-feira (Foto: Ale Cabral/CPB)

O Projeto 'Movimente-se' do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta segunda-feira (29), a quinta aula programa que oferece aulas gratuitas de atividades físicas voltadas exclusivamente a pessoas com deficiência. Os exercícios, que podem ser acompanhados pelo site do Movimento Paralímpico, têm, contribuído muito para obter ganhos significativos durante o período da pandemia.

A atividade física, para pessoas com deficiência, já é utilizada no tratamento de muitas dores crônicas de lesões neurológicas, paralisia cerebral e lesão medular. Mas, o esporte também pode oferecer avanços no aspecto social, com sociabilidade com outros grupos e ganhos em fatores emocionais como a autoconfiança e a autoestima, tornando os deficientes mais independentes no dia a dia.

Atuam também na evolução das limitações das próprias deficiências em relação a movimento, equilibrio, força, além de contribuir com o aumento da mobilidade e da redução da fadiga na locomoção e do risco de queda, por exemplo. Ajuda também na prevenção de deficiências secundárias.

Sendo assim, o programa tem como objetivo democratizar a prática de exercício físico para quem nunca praticou atividade física ou que não possuem orientação profisisonal. 

Todo o conteúdo do Movimente-se é ministrado pelos técnicos do CPB e atletas paralímpicos, que demonstrarão como realizar exatamento os movimentos dos exercícios. Cada aula consiste em aquecimento, exercício principal e volta à calma (relaxamento).

Durante essa quinta aula, os atletas que demonstram os movimentos são a sul-mato-grossense Gabriela Mendonça (classe T12), o carioca Washington Assis (T47), o paulista Christian Gabriel (T37), todos do atletismo, e o gaúcho Roberto Alcalde (S6), da natação.   Na última semana, o CPB anunciou parceria com o 'Be My Eyes', um aplicativo de origem dinamarquesa, que promove assistência de vídeo em tempo real para pessoas cegas ou com baixa visão.

Para acompanhar as atividades, basta entrar pelo link acessar o link: http://movimentoparalimpico.com.br/.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE