Mano Menezes deixa boas primeiras impressões no CT do Corinthians; veja bastidores

| GAZETA ESPORTIVA


O técnico Mano Menezes foi anunciado pelo Corinthians no dia 27 de setembro e, desde então, teve pouco tempo para ajustar a equipe. Neste período, foram seis sessões de treinamento no CT Joaquim Grava e dois jogos (um clássico contra o São Paulo e um duelo eliminatório na Sul-Americana diante do Fortaleza). Mesmo assim, as primeiras impressões do trabalho do treinador são positivas, pelo menos internamente.

Os treinos do antecessor de Mano, Vanderlei Luxemburgo, não agradavam. Jogadores e pessoas com trâmite no CT entendiam que faltava conteúdo tático nas atividades e que a equipe não era preparada da forma mais adequada para os jogos. O novo treinador já deixa impressões diferentes, com cuidado especial com a parte estratégica. Os atletas estão gostando da nova metodologia implementada.

A reportagem da Gazeta Esportiva apurou que o clima no dia a dia vem sendo bom com o novo comandante. Logicamente a eliminação para o Fortaleza deixou o elenco abalado, mas há uma confiança por dias melhores. Alguns jogadores veteranos já trabalharam com Mano Menezes no Timão, contabilizando as duas primeiras passagens, e sabem o que o treinador gosta em suas equipes.

Com Luxemburgo, o Corinthians variava muito de esquema tático. Durante sua passagem, o treinador montou a equipe no 4-3-3, 3-4-1-2 e 4-3-1-2, por exemplo. Mano tem como grande marca em seus trabalhos o 4-2-3-1, formação que utilizou nesses dois primeiros jogos. Há quem acredite que a repetição do desenho ao longo da temporada pode ajudar a equipe a criar um padrão bem estabelecido.

Algo que Mano Menezes estabeleceu como prioridade nessa sua chegada é deixar o time mais 'próximo', tanto no momento defensivo como ofensivo. Nesses primeiros jogos do treinador, já deu para notar uma equipe mais agrupada quando defende em bloco baixo, cedendo menos espaços. Logicamente, o time ainda apresenta falhas e está longe de ser intransponível.

Mano também quer que o Corinthians seja mais objetivo quando tem a bola nos pés. O treinador tem como característica trabalhar bem ataques rápidos e não ter receio de jogar pautado em contragolpes.

Pouco antes de ser mandado embora, Luxemburgo vinha falando em coletivas que queria um Timão que se defendesse com a posse, já que a equipe não teria intensidade para fazer jogo de transição, correndo nos dois lados do campo. Na visão de Luxa o elenco alvinegro é muito técnico, e por isso tinha que ficar o máximo possível com a bola nos pés.

Mano Menezes reencontrará a Fiel Torcida neste sábado, contra o Flamengo. A bola rola às 21 horas (de Brasília), na Neo Química Arena, e é válido pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians se encontra na 13ª posição da liga nacional, com 30 pontos conquistados, enquanto o Rubro-Negro está em quinto, com 43 unidades.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE