Por que Merentiel, que pertence ao Palmeiras, jogou pelo Boca e foi decisivo em semi da Libertadores

Vinculado ao Verdão, atacante joga as duas semifinais e dá assistência decisiva para gol de Cavani no Allianz Parque; entenda motivo pelo qual ele pôde entrar em campo

| GLOBOESPORTE.COM / REDAçãO DO GE


Palmeiras 1 (2) x (4) 1 Boca Juniors - Melhores momentos - CONMEBOL Libertadores 2023

Um dos reforços contratados recentemente pelo Palmeiras foi decisivo na semifinal da Conmebol Libertadores... mas a favor do Boca Juniors. Emprestado pelo Verdão ao clube argentino, o atacante Merentiel jogou as duas partidas das semis e deu assistência decisiva para o gol de Cavani no Allianz Parque, na classificação do Boca nos pênaltis após empate por 1 a 1, nesta quinta-feira, que colocou os argentinos na final contra o Fluminense, em 4 de novembro, no Maracanã.

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp

Mas, se Merentiel pertence ao Palmeiras, por que ele jogou? A explicação: seu salário é pago integralmente pelo Boca e há opção de compra no empréstimo. Desse modo, não havia cláusula que impedisse a utilização do atacante pelo time argentino em jogos contra o Palmeiras.

Nesta quinta, Merentiel foi decisivo nos 55 minutos em que esteve no gramado do Allianz Parque: no gol, ele arrancou pelo lado esquerdo, ganhou de Gustavo Gómez e encontrou Cavani sozinho para marcar de carrinho. Pouco depois, ainda forçou um cartão amarelo no mesmo Gómez ao sofrer falta no meio-campo. No início do segundo tempo, foi substituído pelo zagueiro Valdez.

No Boca, Merentiel perdeu espaço a partir da chegada de Cavani, mas foi titular ao lado dele na semi. Contratado pelo Palmeiras em maio de 2022, fez dois gols na campanha do título brasileiro daquele ano em 11 partidas disputadas.

Nesta temporada, tinha pouco espaço, também pela limitação de estrangeiros imposta pela CBF, que autorizava o uso de cinco jogadores por partida – o Verdão na época contava com seis (ele, Gustavo Gómez, Kuscevic, Piquerez, Atuesta e López). Dez dias depois de o negócio sair, a entidade aumentou o número para sete.

Empréstimo ainda pode render grana

Diante do bom início de Merentiel, o Boca de cara falou em comprar o jogador, mas ainda não oficializou a decisão ao Palmeiras.

Como o empréstimo é válido até o fim do ano, a equipe argentina tem até dezembro para isso. Só que depois que o jogador perdeu espaço, pouco se falou do assunto.

– O mais importante até dezembro é ver se conseguimos comprar Merentiel, que nos parece ser um grande jogador – disse Juan Román Riquelme, ex-meia e atual vice-presidente do Boca Juniors, em maio.

Para contratá-lo, o Palmeiras fez um investimento considerado baixo, de 1,5 milhão de dólares (cerca de R$ 7,4 milhões na cotação da época) por 80% dos direitos econômicos. O valor da opção de compra do Boca não é confirmado, mas se estima que fique próximo de 3 milhões de dólares (R$ 14,9 milhões).

+ Veja mais notícias do Palmeiras



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE