China suspende importações de 3 frigoríficos do Brasil, diz ministério

| BRASILAGRO


A China suspendeu importações de três unidades processadoras de carne do Brasil, informou o Ministério da Agricultura (Mapa) nesta segunda-feira, citando preocupações de Pequim de conter novo surto da epidemia de Covid-19.

O ministério não informou quais fábricas tiveram habilitações de exportação suspensa.

Em comunicado, o ministério acrescentou que o órgão chinês responsável pela área (GACC) “solicitou recentemente informações sobre alguns estabelecimentos brasileiros que exportam para a China e que tiveram notícias divulgadas na imprensa do Brasil sobre casos da Covid-19 entre seus trabalhadores”.

“Não nos foram apresentados formalmente os motivos das suspensões”, disse o ministério.

Segundo uma fonte a par do assunto, unidade operada pela Marfrig na cidade de Várzea Grande (MT) é uma das suspensas.

Além disso, segundo informações no site do Mapa, uma unidade de frangos da JBS, em Passo Fundo (RS), foi suspensa pela China na última sexta-feira e outra da Minuano, em Lajeado, também está impedida temporariamente de exportar aos chineses.

Um representante da Minuano não pôde ser contatado para comentários. JBS e Marfrig, dono da National Beef, negaram-se a comentar.

“O Mapa está buscando junto à GACC as razões da suspensão dos três estabelecimentos, e, ao mesmo tempo, iniciou negociações para que as suspensões possam ser levantadas, visando à retomada por parte dessas empresas das exportações para a China”, afirmou o Mapa em comunicado.

O texto foi enviado em resposta a questionamentos da Reuters sobre notícias na mídia sobre suspensão de exportações à China de fábrica da Marfrig em Várzea Grande (MT).

O ministério também afirmou que “suspendeu voluntariamente” a exportação para China de um estabelecimento que teve suas atividades paralisadas em função de decisão judicial ligada aos procedimentos de prevenção da Covid-19 entre seus trabalhadores. Na semana passada, a China identificou o frigorífico como sendo da exportadora Agra Agroindustrial de Alimentos.

Os principais frigoríficos brasileiros, JBS, Marfrig e Minerva assinaram declarações pedidas por autoridades chinesas dizendo que suas exportações estão livres do coronavírus, disseram fontes das empresas familiarizadas com o assunto na semana passada.

Já a BRF, maior exportadora de frango no mundo e fornecedora também de carne suína, disse à Reuters na semana passada que assinou a declaração pedida pela China “assegurando a qualidade e segurança de seus produtos”.

A assinatura foi feita apesar de não haver evidências de que a Covid-19 seja transmitida por alimentos ou suas embalagens, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras autoridades de saúde (Reuters, 29/6/20)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE