O Enem está chegando! Confira as dicas para se preparar e mandar bem na prova

Psicóloga explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período de estudos

| ASSESSORIA


Pouco mais de 50 dias até o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os estudantes já aceleram os passos rumo ao ensino superior e colocam em prática os métodos de aprendizagem adquiridos ao longo dos últimos anos. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 3,9 milhões de estudantes se inscreveram para a prova que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. O número representa um aumento de quase meio milhão de participantes em relação aos inscritos no ano passado.

O fato é que, o desejo de conquistar uma excelente pontuação e a ansiedade, deixam a reta final dos estudos mais intensas e muitos tendem a passar noites acordadas ou, ainda, deixam a vida social de lado, com o intuito de se dedicar melhor à jornada. No entanto, a preparação para a prova vai além de uma rotina maçante de imersão aos conteúdos que possivelmente serão abordados na avaliação.

Priscilla Silva, professora do curso de Psicologia da Uniderp, explica que é preciso organização, estratégia e equilíbrio para garantir o bem-estar e a concentração nesse período. “É absolutamente normal que a preocupação com o futuro, diante de uma oportunidade que se preparou por meses, exista; sobretudo é preciso lembrar que essa pressão pode provocar transtorno de ansiedade e futura frustração nos candidatos, impactando a qualidade de vida, resultando em tensões musculares, doenças psicossomáticas e baixo rendimento.

A seguir, a especialista elenca dicas para ajudar os candidatos na preparação para os estudos e para o dia da prova. 

Crie um cronograma de estudos: Planeje sua rotina com antecedência, reservando tempo para analisar todos os materiais. O Enem abrange uma variedade de áreas, então é importante distribuir seu ritmo de maneira equilibrada.

Esteja por dentro do formato da prova: Familiarize-se com o formato do exame, incluindo o número de questões, tempo disponível para cada seção e os tipos de perguntas. Isso o ajudará a se sentir mais confiante e seguro no dia da avaliação.

Faça simulados: Pratique com simulados do Enem. Isso o ajudará a conhecer o estilo das perguntas e a gerenciar o tempo de respostas. Resolver questões de anos anteriores facilitará a compreensão das questões. Utilize livros didáticos, apostilas, sites educacionais, videoaulas e aplicativos que oferecem conteúdos confiáveis.

Aperfeiçoe suas técnicas de redação: Dedique tempo para melhorar suas habilidades de escrita e interpretação. Leia sobre temas atuais e aplique a escrita por meio de textos dissertativos-argumentativos. Contar com a revisão de alguém que tenha domínio na área é um diferencial.

Mantenha uma rotina saudável: Tenha equilíbrio para cuidar da saúde física e mental. Alimentação adequada e leve, atividade física e noites de sono tranquilas com horas regulares ajudarão a manter o cérebro ativo e em bom funcionamento, além de minimizarem sintomas de ansiedade, medo e estresse.

Por fim, a especialista lembra que a preparação para o Enem é uma jornada e a motivação, o foco e o equilíbrio, são fundamentais para obter o sucesso que deseja. Parte superior do formulário

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE