Sergio Nogueira será jurado no Concurso Estadual de Redação da Escola do Legislativo

| CâMARA DOURADOS / ASSESSORIA/CMD


Lançamento do Concurso aconteceu na terça-feira, com a presença da diretoria da União das Câmaras de Vereadores Foto: Victor Chileno/ALMS

O lançamento do 1º Concurso Estadual de Redação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, aconteceu na terça-feira, 29, com a presença da diretoria da União das Câmaras de Vereadores – UCVMS – e de diversas autoridades. O concurso tem como público-alvo estudantes do Ensino Médio de todos os 79 municípios do estado.

Representando a UCVMS, estavam o presidente, vereador Jeovani Vieira dos Santos – PSDB, e o vice-presidente, vereador Sergio Nogueira – PSDB, que é professor universitário e foi escolhido para representar a União das Câmaras no corpo de jurados do concurso.

O concurso foi proposto pela presidente da Escola do Legislativo, deputada estadual Mara Caseiro – PSDB. “A ideia surgiu pela necessidade de estímulo à leitura e escrita na vida das crianças e jovens sul-mato-grossenses. Isto porque, nos dias atuais, a maior parte dos indivíduos em idade escolar estão absortos com as facilidades do celular e precisam de experiências valiosas como esse concurso, para serem encorajadas a expressarem suas ideias, emoções e visões de maneira criativa e única por meio da escrita”, disse. Conforme a parlamentar, das 1.712 escolas existentes no Estado, 444 são de Ensino Médio.

Com o objetivo de promover o exercício da cidadania para os jovens por meio de práticas de escritas, a temática do concurso é ‘Cidadania e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS’. Para o vereador Sergio Nogueira, esse concurso será importante para estimular a leitura, a escrita e o pensamento crítico de todos os nossos estudantes. “O tema é de extrema relevância, contemporâneo, que traz os desafios globais e certamente contribuirá com o desenvolvimento dos alunos”, reiterou.

Durante a solenidade, foram apresentadas as ações e cronograma do concurso, que será realizado por meio de cinco fases. Na primeira etapa acontecerá a adesão das Escolas ao concurso. Já na segunda fase serão realizados inscrição e envio da redação conforme cronograma. Na terceira etapa ocorrerá a análise das produções textuais, conforme edital. Na quarta fase será feita a seleção, pela comissão julgadora, das 24 melhores redações. E na quinta etapa será divulgado o resultado e realizada a premiação.

CRONOGRAMA

A publicação do Edital do 1º Concurso Estadual de Redação está prevista para o dia 11 de setembro. Poderão participar os alunos do ensino médio da rede pública e privada do Estado. No período de 12 a 24 de setembro, as Escolas poderão se inscrever no site da Escola do Legislativo: www.escoladolegislativo.al.ms.gov.br.

De 25 de setembro à 22 de outubro, acontecerá o concurso interno nas Escolas e a escolha da melhor redação concorrente. De 23 a 31 de outubro as Escolas enviarão os nomes dos alunos vencedores, com a redação e todas as informações necessárias para o cadastro. De 1º a 30 de novembro as bancas avaliadora e julgadora analisarão as redações. E no dia 6 de dezembro será realizada a premiação.

PREMIAÇÃO

Os alunos classificados de primeiro a terceiro lugares receberão a premiação:

1º lugar: Certificado de participação, um celular e um kindle

2º lugar: Certificado de participação, um notebook e um kindle

3º lugar: Certificado de participação, um tablet e um kindle

Também receberão o kindle os alunos classificados do quarto ao 24º lugares, além do Certificado com Mérito Legislativo.

As escolas vencedoras receberão os prêmios:

1º lugar: Certificado de participação e 10 mil reais

2º lugar: Certificado de participação e 7 mil reais

3º lugar: Certificado de participação e 5 mil reais

PARCEIROS

Além da SED,  também são parceiros da realização do concurso: Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Conselho Estadual de Educação, Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Fundação de Desenvolvimento e Apoio à Educaçao Básica do Estado (FADEB-MS), União das Câmaras de Vereadores do Estado de Mato Grosso do Sul (UCVMS), Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinepe-MS).

* Com informações da Assessoria da ALMS



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE