Corinthians não perde na Argentina desde a eliminação para o Boca Juniors na Libertadores de 2013

| GAZETA ESPORTIVA


O Corinthians vai voltar a jogar na Argentina nesta terça-feira pela Copa Sul-Americana. O Timão vai encarar o Estudiantes, às 21h30 (de Brasília), no Estádio UNO, pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Sul-Americana. Na ida, a equipe de Vanderlei Luxemburgo venceu por 1 a 0 na Neo Química Arena, com gol de Gil.

Este será o terceiro jogo do Corinthians na Argentina em 2023. Nos dois anteriores, contra o Argentinos Juniors pela Libertadores e diante do Newell's Old Boys nas oitavas da Sula, o Timão somou dois empates.

A última vitória do clube em solo argentino veio há mais de cinco anos, em triunfo por 1 a 0 contra o Independiente pela fase de grupos da Libertadores de 2018. Desde então foram cinco empates no país em cinco jogos disputados.

Apesar disso, o Corinthians conseguiu três classificações durante esse período: Contra o Racing pela primeira fase da Sul-Americana de 2019, diante do Boca Juniors pelas oitavas da Libertadores de 2022 e contra o Newell's Old Boys pelas oitavas da Sula de 2023.

Para encontrar a última derrota, porém, é necessário cavar ainda mais fundo. O último revés do Corinthians na Argentina veio no dia 1º de maio de 2013, contra o Boca Juniors pelo jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. O confronto foi uma reedição da final do ano anterior, que terminou com o título da equipe comandada por Tite.

Em 2013, no entanto, a derrota na Argentina foi crucial para a queda do Corinthians na competição, uma vez que o Boca Juniors segurou o empate no polêmico jogo da volta, que ficou marcado por erros de arbitragem contra o time brasileiro.

Desde essa queda traumática, no entanto, o Corinthians disputou oito jogos em território argentino, venceu dois, empatou seis e não perdeu mais.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE