Geral
Rádio ontem e hoje, será tema da live desta quinta com Silva Junior e convidados
| REDAçãO
Maior veículo de comunicação de massa, o rádio de ontem e de hoje, será o tema da live desta quinta-feira, 25 de junho. Na banca, radialistas famosos como Germano Dansiguer apresentador do Mini Recado, Ferragista no Sertão e Fatos e Notícias, programas faziam parte da grade de programação da Rádio Clube de Dourados, uma das emissoras pioneiras do Estado. Ele defendeu os microfones da RCD no final dos anos sessenta e início de setenta. Outro profissional de quilate reconhecido na área radiofônica Edgar Martins marcou época na década de oitenta além da voz padrão para vinhetas e comerciais apresentava um musical mesclado com curiosidades, utilidade pública e serviços nas tardes. Marcos Rodrigues, com mais de 35 anos ininterruptos na Rádio Difusora de Rio Brilhante, narrador esportivo e apresentador, é outro nome certo na rede. Junto a eles, Odir Pedroso, apresentador, diretor e repórter, que marcou época em Dourados e em outros estados.
A live vai ao ar hoje das 19h às 20h, via Facebook Jonas Alves (Silva Junior). Nessa quarta-feira, o tema: Competições Esportivas Pós Pandemia esteve em pauta com o empresário e promoter esportivo Salim Raidan Neto e o Professor Zé Maria diretor de Esportes do Clube Indaiá de Dourados,
História
O rádio nasceu no Brasil, oficialmente, em 7 de setembro de 1922, nas comemorações do centenário da Independência do país, com a transmissão, à distancia e sem fios, da fala do presidente Epitácio Pessoa na inauguração da radiotelefonia brasileira, porém a instalação do rádio de fato ocorreu apenas em 20 de abril de 1923 com a criação da "Rádio Sociedade do Rio de Janeiro".
Na década de 1930 começou a era comercial do rádio, com a permissão de comerciais na programação, trazendo a contratação de artistas e desenvolvimento técnico para o setor. Com o surgimento das Radionovelas e da popularização da programação, na década de 1940, começou a chamada era de ouro do rádio brasileiro, que trouxe um impacto na sociedade brasileira semelhante ao que a televisão produz hoje. Quem não se lembra das rádios Nacional, Tupi, Mayrink Veiga, entre outras?
Com a criação da televisão o rádio passa por transformações, os programas de humor, os artistas, as novelas e os programas de auditório são substituídos por Músicas e serviços de utilidade pública. Na década de 1960 surgiram as rádios FMS que trouxeram mais músicas para o ouvinte.