Diálogos Correcionais da Ebserh aconteceram no HU-UFGD

O corregedor-geral e o ouvidor-geral conduziram dois dias de atividades para fortalecimento das competências dos servidores em melhores práticas

| ASSESSORIA


Nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), da Rede Ebserh, recebeu o corregedor-geral, Ricardo Carvalho Gomes e o ouvidor-geral, Diego Rezende que ministraram os “Diálogos Correcionais”, uma iniciativa de palestras e capacitação com o objetivo de fortalecer as competências de todos os servidores nas melhores práticas que envolvem conduta, disciplina, liderança e gestão no âmbito da correição.

No primeiro dia, pela manhã, foi realizado o Workshop:  “Processos Apuratórios para membros de comissão de processos disciplinares ou que tenham interesse em matéria correcional” e a tarde uma palestra aberta para todos os colaboradores sobre conduta e disciplina nos hospitais universitários.

“ Esse movimento visa conscientizar sobre a importância da orientação e correção sobre as condutas adequadas no ambiente público, explicou Ricardo.

No segundo dia aconteceu o encontro com gestores que abordou dois temas: “ O papel da ouvidoria no âmbito da Rede Ebserh e Liderança, Gestão e Disciplina na Rede Ebserh.

O reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Prof, Jones  esteve presente no evento e ressaltou a importância do tema: “ tratar esses assuntos de forma transparente e lúdica se reverte em resultados ótimos a todos os envolvidos”.

De acordo com o ouvidor-geral, Diego Resende, a ouvidoria vai além que registros de reclamações: “ ela é um canal oficial para lançar também elogios e denúncias. E é importante saber o que que pode ser registrado na ouvidoria”.

No período da tarde, os dois profissionais ainda se reuniram com o auditor e o ouvidor do hospital a fim de realizar alinhamentos de condutas, apresentação de indicativos e trocas de experiências.

“ Importante esclarecer que a ideia é trazer propostas de correções de condutas e não de caráter punitivo. Uma ótima iniciativa a vinda dos profissionais da Ebserh, que, com essa aproximação facilitam o acesso sobre os procedimentos e esclarecem sobre as diretrizes que precisam ser seguidas”, parabeniza o superintendente do hospital, Dr. Hermeto Macário Amin Paschoalick.

Sobre a Ebserh

O Hospital de Clínicas da UFU faz parte da Rede Ebserh desde 2018. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Colaboradores do HU-UFGD com presença bastante significativa nos Diálogos Correcionais


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE