Governo de MS promove ação de cidadania Kuña Mbarete em comunidades indígenas de contexto urbano

| GOVMS / NRODRIGUES


Assegurar cidadania aos povos indígenas que vivem em contexto urbano é o objetivo da ação Kuña Mbarete, que será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, nas Aldeias Água Bonita e Darcy Ribeiro, em Campo Grande. A ação que integra as atividades da campanha Agosto Lilás é promovida pelo Governo do Estado, através da Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para Mulheres e Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários.

São também parceiros Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena/MS), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande) e SDHU (Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos  de Campo Grande).

 De acordo com o subsecretário de Estado de Políticas Públicas para os Povos Originários, Fernando Souza, os serviços entregues resultam da responsabilidade na questão dos direitos do cidadão.

'É muito importante que esse esforço seja compartilhado com outras instituições que tenham também essa obrigação ou tenham interesse em contribuir para que de fato os serviços cheguem na ponta, para quem precisa. Estamos avançando na questão do respeito à diversidade étnica e cultural', explica.

Serão ofertados serviços de registro de boletim de ocorrência, palestras sobre enfrentamento à violência, cadastros para encaminhamentos ao mercado de trabalho, emissão de carteira de trabalho, testes rápidos de HIV/Sífilis/ Hepatite B e C, dinâmicas sobre saúde mental, vacinação contra a gripe, cortes de cabelo, além de atendimentos ligados a pauta de promoção aos direitos sociais e de cidadania.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Em 2023, a campanha celebra os 17 anos da publicação da Lei Maria da Penha. Vale ressaltar que Mato Grosso do Sul, é pioneiro nas políticas de enfrentamento à violência contra meninas e mulheres.

Serviço

09 de agosto de 2023 Aldeia Água Bonita Horário: 09h às 12h e 13h30 às 16h Local:  Rua Ana Pimentel, nº83, Bairro Tarsila do Amaral, Campo Grande.

10 de agosto de 2023 Aldeia Darcy Ribeiro Horário: 09h às 12h e 13h30 às 16h Local:  Rua Era Atômica, nº 30, Jardim Noroeste, Campo Grande.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação Setescc Fotos: Bruno Rezende



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE