Frente fria deixa Sul do BR em alerta para temporais

| CLIMA TEMPO


Uma grande frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, 25 de junho, causando chuva em todos os estados. As áreas de instabilidade desta frente fria vão atuar sobre várias regiões do Sul do Brasil até o sábado. O ar frio de origem polar que vem com essa frente fria não vai conseguir atuar com força sobre toda a região.

Esta quinta-feira é de alerta para temporais na Região Sul do Brasil por causa do deslocamento de uma forte frente fria.

O maior risco para temporais é no estado do Rio Grande do Sul e no centro-oeste e sul de Santa Catarina. As rajadas de vento podem chegar aos 80 km/h em muitos locais, mas nas serras gaúcha e catarinense, as rajadas podem alcançar até 100 km/h.

Nas outras áreas da Região sul do Brasil, as pancadas de chuva podem ser moderados a fortes e com rajadas de vento com até 70 km/h

No norte e leste do Paraná, no Vale do Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina e na região de Florianópolis a previsão é de que a chuva comece a partir da tarde.

A chuva mais intensa é esperada para o planalto, noroeste e serra do Rio Grande do Sul, no oeste sul de Santa Catarina e do Paraná.

Porto Alegre tem chuva ao longo do dia e que pode ser forte. Em Florianópolis e em Curitiba, as pancadas de chuva devem acontecer à tarde ou à noite e também pode

Durante a sexta-feira, 26 de junho, ainda chove em todo o estado do Paraná e há risco de chuva forte inclusive na grande Curitiba. Também chove em todas as áreas do estado de Santa Catarina. A temperatura cai nos dois estados ao longo da sexta-feira.

No Rio Grande do Sul, já não deve chover mais na sexta-feira. O sol aparece em todo o estado, mas entre muita nebulosidade na serra, no planalto, noroeste gaúcho e na grande Porto Alegre.

O ar frio polar já atua com força na sexta-feira sobre o Rio Grande do Sul e há risco de geada ao amanhecer no centro-oeste e sudoeste Gaúcho.

Chuva ajuda a afastar a nuvem de gafanhoto o Sul

Foto de André C., Porto Alegre (RS)

Durante o fim de semana o primeiro do inverno, a chuva diminui no frio aumenta a sobre a Região Sul do Brasil.

No sábado, 27 de junho, ainda deve chover na maioria das áreas do Paraná e de Santa Catarina. Apenas o oeste desses estados deve ficar sem chuva, mas com muita nebulosidade. Já o Rio Grande do Sul tem sol o dia todo.

No domingo, dia 28, o sol vai predominar sobre praticamente toda a Região Sul. Apenas o litoral permanece nublado.

O ar frio de origem polar atua com mais força sobre a Região Sul durante esse próximo fim de semana e faz a temperatura baixar mais nos três estados. O frio mais intenso será sobre o Rio Grande do Sul e há previsão de geada ao amanhecer do domingo sobre todas as áreas gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE