Tecnologia
HU-UFGD inova em aula inaugural com a metodologia MEET
A disciplina de Ética Médica e Práticas Corporais integra teatro no ensino da relação médico-paciente
| ASSESSORIA
Nesta sexta-feira (04), no período da manhã, foi realizada no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh do Governo Federal, a aula inaugural da Disciplina de Ética Médica e Práticas Corporais para acadêmicos de medicina.
O projeto inovador é fruto da parceria interdisciplinar da professora Dra. Carla Ávila do Curso de Artes Cênicas com professor Dr. Thiago Pauluzi Justino do Curso de Medicina, juntamente com acadêmico de medicina Daniel Carvalho.
As aulas serão conduzidas pela artista docente e pelo médico, num processo de simbiose entre a Arte da Cena e Educação Médica. Utilizamos a metodologia MEET (Medical Education Empowered By Theater), técnica aplicada há cerca de 10 anos pelo Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/LABORARTE da UNICAMP, grupo o qual a Dra. Carla Ávila faz parte.
Será desenvolvido o treinamento em habilidades de comunicação e no aprimoramento da relação médico paciente, utilizando técnicas com pacientes simulados, jogos teatrais, consciência corporal, cenas improvisadas e um debriefing dialogando sobre as sensações e práticas traçando um paralelo entre os acontecimentos do dia e da vida acadêmica e profissional.
Segundo a professora Carla Ávila esta oportunidade de percepção corporal, autoconhecimento na relação intrapessoal e interpessoal na relação consigo e com ambiente nos capacita internamente para situação práticas e humanização no campo da saúde: "por meio de práticas artístico pedagógica desenvolvemos habilidades de empatia, comunicação e trabalho em equipe".
"É um momento único para consolidar tópicos essenciais e sensíveis que transversalizam toda a graduação, desde o primeiro dia até último dia do internato. E para esta turma é um momento único pois em breve estão no internato, ciclo este que tais habilidades serão ainda mais essenciais e requisitadas para boas práticas do exercício médico do interno", afirma o acadêmico de medicina Daniel Carvalho.
Segundo professor Thiago, tem se observado a necessidade de melhorar a Relação Médico Paciente e humanizar a prática médica: “a formação dos cursos médicos tem fornecido bons conhecimentos técnicos, contudo muitas vezes não ensina o futuro profissional a lidar com as pessoas, a essência da profissão médica".
É necessário educar e treinar o futuro médico qualidades interpessoais indispensável para um bom exercício da medicina como a empatia, compaixão, a ética e as habilidades de comunicação.
O professor Thiago, que é também Gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFGD, manifesta que a GEP tem apoiado o projeto e pretende adotá-lo como ferramenta institucional para residência médica, multiprofissional e uniprofissional bem como para apoiar ações necessárias da assistência no hospital.
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