Com reservas, Palmeiras é derrotado pelo Fluminense e perde chance de dormir na vice-liderança

| GAZETA ESPORTIVA


Os reservas do Palmeiras não deram conta do recado neste sábado (5). Dos habituais titulares do Verdão, somente Weverton e Gustavo Gómez começaram jogando no Maracanã, contra o Fluminense — em partida válida pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro e que terminou com triunfo carioca por 2 a 1.

Com o resultado, o Tricolor das Laranjeiras ultrapassou o próprio Alviverde na tabela de classificação. O time de Fernando Diniz foi aos 31 pontos, dormindo na terceira colocação da tabela de classificação — mesma pontuação dos comandados de Abel Ferreira, que caíram para o quarto lugar por conta do número de vitórias.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Fluminense vai até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Grêmio, às 16h (de Brasília) do domingo. No dia seguinte, às 19h, o Palmeiras recebe o Cruzeiro em pleno Allianz Parque.

As duas equipes, entretanto, voltam suas atenções para a Libertadores no meio de semana. Na terça-feira, às 19h, a equipe comandada por Fernando Diniz recebe o Argentinos Juniors no Maracanã, após empate por 1 a 1 na Argentina.

Por sua vez, a partida de volta entre Verdão e Atlético-MG está marcada para o Allianz Parque, na próxima quarta-feira (9), também às 21h30. O Alviverde, em pleno Mineirão, saiu vencedor do primeiro confronto: 1 a 0, com gol de Raphael Veiga.

O jogo — Foi um início de jogo com muitas paralisações e pouquíssima bola rolando. Antes dos 10 minutos, a partida parou para atendimentos médicos de Weverton, Gustavo Gómez, Richard Ríos e David Braz — chances, só duas: com Jhon Arias após bela jogada individual, pelo Fluminense, e dos pés de Luis Guilherme, após a Cria do Palmeiras receber bola em profundidade de Breno Lopes depois de desarme.

Aos 12 minutos, Ramon Abatti Abel assinalou pênalti para o time da casa. Jhon Arias mais uma vez fez linda jogada individual, passou pela marcação da dupla Richard Ríos/Marcos Rocha e serviu John Kennedy dentro da área. Ao fazer pivô e girar, o atacante do Flu foi derrubado por Luan — na cobrança, o próprio Arias conferiu às redes: 1 a 0.

Perto da metade da etapa, o Palmeiras assustou a meta defendida por Fábio — quando Jhon Jhon cobrou falta venenosa para a área e Luan cabeceou com perigo, sem conseguir direcionar, entretanto, a finalização.

Aos 30, Breno Lopes — atleta mais participativo do Alviverde na etapa inicial — arrancou pela esquerda, invadiu a área e chutou cruzado, obrigando Fábio a fazer boa defesa e espalmar. Dez minutos depois, foi a vez de Endrick levar perigo ao cabecear bola para dentro da área, depois de levantamento de Jhon Jhon.

Já na casa dos 40 minutos de primeiro tempo, o zagueiro Marlon acertou o rosto de Endrick ao proteger a bola. Pedindo cartão para o defensor rival, João Martins levou cartão amarelo — ao prosseguir com a reclamação, tomou a segunda advertência e foi expulso. Na saída de campo, risos irônicos e mais uma fala polêmica contra o 'sistema': 'hoje está condicionado'.

A equipe visitante terminou o primeiro tempo melhor na partida, mais perto do empate do que o Fluminense estava de alargar a vantagem. Na etapa final, entretanto, o Tricolor das Laranjeiras chegou ao segundo gol antes mesmo dos 15 minutos.

Jailson 'dormiu' no ponto, Jhon Arias fez o desarme e acionou John Kennedy. O camisa 9 deu lindo drible em Gustavo Gómez, mas demorou para chutar — por sorte, a bola voltou para o pé de Arias. O colombiano tentou encobrir Weverton, que fez linda defesa no reflexo, mas o próprio John Kennedy aproveitou o rebote: 2 a 0.

Na reta final de partida, o Palmeiras até chegou perto de diminuir a pressão do Flu no placar — quando Vanderlan chutou torto e a bola bateu em David Braz, quase complicando Fábio, que fez bela defesa.

Antes do encerramento da partida, Fábio operou outro milagre em cabeceio de Flaco López, já nos acréscimos. Aos 50, Gustavo Gómez — atuando como centroavante, praticamente — aproveitou cruzamento de Artur e cabeceou para o fundo das redes.

Apesar da intensa pressão alviverde, ao apito final de Ramon Abatti Abel, vitória mandante confirmada.

FICHA TÉCNICA FLUMINENSE 2 X 1 PALMEIRAS

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) Data: 05 de agosto de 2023, sábado Horário: 21h (de Brasília) Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC) Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC) Cartões amarelos: John Kennedy, Lima, Martinelli, Eduardo Barros (auxiliar), Lelê e Felipe Melo (Fluminense); Vanderlan, João Martins (auxiliar) e Weverton (Palmeiras) Cartões vermelhos: Lelê (Fluminense); João Martins (auxiliar) (Palmeiras)

Público: 31.037 torcedores Renda: R$ 1.272.175,00

Gols: Jhon Arias, aos 14 minutos do 1ºT, e John Kennedy, aos 13 minutos do 2ºT (Fluminense); Gustavo Gómez, aos 50 minutos do 2ºT (Palmeiras)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Guga), David Braz, Marlon (Felipe Melo) e Marcelo; Martinelli, Daniel (Ganso), Leo Fernández (Lima) e Jhon Arias; John Kennedy (Lelê) e Cano Técnico: Fernando Diniz

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Luan, Gustavo Gómez e Vanderlan; Jailson (Gabriel Menino), Richard Ríos e Luis Guilherme (Artur); Jhon Jhon, Breno Lopes (Flaco López) e Endrick (Rony) Técnico: Abel Ferreira



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE