Esgotamento entre vendedores: Dicas de como prevenir e engajar equipes da forma correta

De acordo com pesquisa, 90% dos vendedores estão com algum nível de burnout

| ASSESSORIA


De acordo com a última pesquisa sobre motivação e vendas, do Instituto Gartner, cerca de 90% dos vendedores estão enfrentando níveis preocupantes de burnout, ou seja, um esgotamento físico e emocional causado por excesso de trabalho e pressão constante por resultados. Dos entrevistados, 67% afirmaram acreditar que suas lideranças são otimistas e desconectadas da realidade do setor e 59% sentem que a gerência não sabe como motivá-los adequadamente.

Entre as principais razões citadas para a desmotivação dos vendedores estão a falta de oportunidade de desenvolvimento profissional, carência por feedbacks construtivos e a sobrecarga de trabalhos administrativos. Para Octavio Garbi, head de vendas da Ploomes, maior empresa de CRM da América Latina, Para ajudar a reter talentos, engajar de forma eficiente e saudável as equipes e prevenir quadros de burnout no setor de vendas, o especialista comenta sobre 8 dicas estratégicas. Confira:

Metas realistas

Certifique-se de que as metas dos vendedores sejam alcançáveis. Pressionar constantemente por resultados inatingíveis pode levar ao estresse e ao esgotamento.

Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Crie uma cultura organizacional que valorize o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, de forma que isso ajude a promover um ambiente de trabalho mais saudável.

Treinamento e suporte contínuo

Forneça o treinamento adequado para desenvolver habilidades dos vendedores e ofereça um suporte humano e próximo de forma contínua ao longo do tempo.

Ferramentas e recursos adequados

Analise as ferramentas de sua equipe e certifique-se que tenham os recursos necessários como um bom CRM, sistemas e soluções tecnológicas avançadas para realizarem seus trabalhos de forma eficaz.

Canais abertos de comunicação
Crie um ambiente onde os vendedores se sintam à vontade para expressar suas preocupações e desafios. Estabeleça canais de comunicação abertos, como reuniões individuais, feedback regular e sessões de brainstorming para incentivar a troca de ideias.

Reconhecimento e valorização

Reconheça o trabalho e os sucessos dos vendedores. Incentive um ambiente de trabalho positivo, onde o reconhecimento seja dado de forma justa e consistente.

Equilíbrio e responsabilidade

Evite sobrecarregar os vendedores com um volume excessivo de trabalho. Equilibre as responsabilidades e fique disponível para sua equipe para que lidem melhor com suas demandas.

Cuidado com a saúde física e mental

Eduque os vendedores sobre a importância do autocuidado e forneça recursos que os ajudem a cuidar da sua saúde física e mental.

“Essas dicas farão com que as equipes se sintam mais pertencentes à empresa e saberão que são tratadas como pessoas e não apenas como números e resultados. Aliado a isso, é importante que os feedbacks sejam uma cultura da empresa, eles podem ajudar a trazer insights valiosos para o dia a dia de cada um. Cada equipe é única então, por isso, também é fundamental que cada estratégia seja ajustada às necessidades específicas de cada empresa e seus colaboradores”, acrescenta Garbi.

Sobre a Ploomes
A Ploomes é a maior empresa de CRM da América Latina. Fundada em 2015 por Matheus Pagani, Vinicius Sampaio e Tiago Pagani, a marca tem como objetivo resolver um dos maiores problemas do mercado de CRM: o engajamento. Isso é possível devido à centralização das principais atividades de acompanhamento dos clientes, desde a chegada do lead até sua conversão e fidelização. A empresa já recebeu aportes de Jander Martins, fundador de empresas como MasterSAF e Nexaas, tendo conquistado nos últimos dois anos um crescimento de mais de 200% no faturamento. Hoje, a Ploomes possui mais de 2 mil clientes, entre eles Phillips, Baterias Moura e Unimed e, em 2022 a empresa foi adquirida pela Sankhya, passando a fazer parte do grupo junto com outras empresas como Neppo Tecnologia e Ponto Tel.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE