Restituição do IR: Receita abre hoje consulta ao 3º lote

Cerca de 5,6 milhões de contribuintes serão contemplados com o pagamento, no dia 31 de julho

| ASSESSORIA


Está aberta a consulta ao 3º lote de restituição do Imposto de Renda, desde às 10 horas dessa segunda-feira (24). O valor total chega a R$7,5 Bilhões e contemplará 5,6 milhões de contribuintes no dia 31 de julho.

Para consultar, é preciso acessar o site da Receita, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição".

O valor será creditado na conta ou na chave Pix do CPF informado na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, poderá verificar por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) se há alguma pendência e tirar o extrato da declaração.

Em 2023, a Receita recebeu 41,15 milhões de declarações. Destes, 60% têm direito à restituição. No pagamento do 3º lote liberado neste dia 24 de junho estão: contribuintes que optaram pela versão pré-preenchida ou por recebimento via Pix, contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março, idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Os próximos lotes estão programados para os dias 31 de agosto e 29 de setembro. “O valor que não é resgatado, fica no Banco do Brasil por um ano e o contribuinte pode solicitar o reagendamento do seu crédito, caso não o tenha resgatada na data indicada anteriormente. Após esse período de um ano, a rede bancária devolve o dinheiro para o Fisco e, a partir daí, a requisição só poderá ser realizada por meio do e-CAC, no site da Receita”, esclarece Jeferson Almeida, coordenador dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Uniderp,

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.