Saude
II Workshop de Ideação aconteceu no HU-UFGD
O objetivo foi desenvolver propostas de soluções inovadoras a partir do diagnóstico situacional do hospital frente à Iniciativa Hospital Amigo da Criança com a abordagem Design Thinking
| ASSESSORIA
Na última quarta-feira (05/07), pela manhã, no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), filiado à Rede Ebserh, aconteceu o II Workshop de Ideação: Soluções Transformadoras rumo à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
O evento foi promovido pela Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde (UGITS) e o Comitê Permanente de Gestão da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (CPGIHAC) do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), com apoio do Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica em Saúde (SGPITS) e contou com a participação de 22 participantes, entre colaboradores e gestores da linha materno-infantil e a alta gestão do HU-UFGD divididos em quatro equipes, com tutoria simultânea para aplicação das ferramentas de inovação.
A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) é uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em 1991 com o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar, refletindo na manutenção do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e continuado até dois anos ou mais. A iniciativa consiste na capacitação dos profissionais de saúde que prestam assistência a mães e bebês atendendo aos critérios de habilitação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), como estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), redefinidos pela portaria nº 1.153/2014/MS, sendo:
Cumprir os "Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno", propostos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Cumprir a Lei nº 11.265, de 3 de janeiro de 2006, e a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL); Garantir permanência da mãe ou do pai junto ao recém-nascido 24 (vinte e quatro) horas por dia e livre acesso a ambos ou, na falta destes, ao responsável legal, devendo o estabelecimento de saúde ter normas e rotinas escritas a respeito, que sejam rotineiramente transmitidas a toda equipe de cuidados de saúde;Cumprir o critério global Cuidado Amigo da Mulher.
O HU-UFGD/Ebserh é a instituição de ensino e referência no atendimento materno-perinatal pelo SUS em Dourados (MS) e na gestação de alto risco da macrorregião. Seus preceitos trabalham pela humanização do parto e do nascimento, adotando as boas práticas recomendadas pelo Ministério da Saúde, a fim de oferecer assistência de qualidade aos seus usuários. O incentivo ao aleitamento materno continua sendo um grande desafio em saúde pública, considerando o alto índice de desmame precoce e o grande número de óbitos infantis por causas evitáveis. Esses problemas podem ser minimizados por meio de ações sistematizadas de incentivo ao aleitamento materno durante a gestação e a internação, incluindo: orientação individual e em grupos pela equipe assistencial. A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC – foi idealizada em 1990 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. As maternidades são credenciadas após comprovarem o cumprimento dos critérios de habilitação redefinidos na Portaria nº1,153, de 22 de maio de 2014.
Neste contexto, o Comitê de Gestão Permanente da Iniciativa Hospital Amigo da Criança do HU-UFGD/Ebserh (CGPIHAC), a fim de submeter o HU-UFGD/Ebserh à habilitação na IHAC, seguindo todos os critérios estabelecidos pela portaria nº 1.153/2014/MS, vem desenvolvendo ações de de conscientização e treinamento dos gestores e colaboradores do HU-UFGD/Ebserh.
O workshop foi realizado utilizando a abordagem do Design Thinking e, ao final, cada equipe gerou uma proposta de solução inovadora por meio de um CANVA de Projeto, baseado em problematizações provenientes do diagnóstico realizado pelo CPGIHAC com vistas a certificação do Hospital como Amigo da Criança. A apresentação das propostas foi realizada em formato de Pitch, a execução e monitoramento dos projetos serão acompanhadas pelo comitê.
Ellen Daiane Biavatti De Oliveira Algeri, Chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, explicou a escolha pela abordagem do Design Thinking: “ visa fomentar tanto os colaboradores quanto os gestores do hospital a pensarem “fora da caixa”, ou seja, fugir um pouco do modelo de pensamento enraizado e pensar novas soluções para os problemas do dia a dia considerando a empatia, a colaboração e o foco no usuário”.
“O II Workshop de Ideação com a temática, " Soluções Transformadoras Rumo a IHAC, foi um sucesso. A iniciativa do evento foi reunir todos os gestores da linha Materno, Infantil e alguns da linha adulto do HU-UFGD para dialogar e idealizar mudanças e tranformações necessárias para alcançarmos a tão sonhada Habilitação "Hospital Amigo da Criança". Essa habilitação nos capacita para uma assistência ao parto, puerpério e ao recém-nascido de forma segura e de qualidade, como também faz cumprir os Dez passos para o sucesso do Aleitamento Materno e seus critérios, instituído pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao término do evento como produto foram entregues 4 intervenções importantes para implementação no âmbito assistencial de nossa instituição”, finaliza Tiago Amador Correia, Gerente de Atenção à Saúde do hospital.