Serie C
Ypiranga-RS x Pouso Alegre-MG – De técnico novo, Canário quer voltar ao G8
A palavra 'derrota', está riscada do vocabulário de Ypiranga-RS e Pouso Alegre-MG
| FUTEBOL INTERIOR
A palavra “derrota”, está riscada do vocabulário de Ypiranga-RS e Pouso Alegre-MG, o duelo entre gaúchos e mineiros, marcado para a noite deste domingo, às 19h, no Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, em Erechim-RS, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C.
O time gaúcho ocupa a décima primeira posição e tenta chegar ao G8; enquanto isso, o rubro-negro do Sul de Minas está em décimo oitavo e tenta escapar da zona de rebaixamento. Um detalhe do duelo: O Pouso Alegre trocou de treinador na semana passada. Nesta, foi o Ypiranga que fez a mesma coisa, trocando Luizinho Vieira, depois de dois anos de clube, para a chegada de Jerson Testoni.
O fato é que após 12 rodadas, o Canário de Erechim soma 15 pontos eem 12 jogos, com quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, além de 18 gols marcados e 16 sofridos, e 45% de aproveitamento dos pontos disputados. O Ypiranga décimo primeiro colocado, está a três pontos do Botafogo-PB, que abre o G8 com 18 pontos ganhos.
Enquanto isso o Dragão de Pouso Alegre até começou bem o campeonato da terceirona. Mas teve uma queda bastante acentuada nas dez últimas rodadas e ocupa até o momento a décima oitava colocação com apenas 12 pontos, e três vitórias, três empates e seis derrotas, além de apenas sete gols marcados e 12 sofridos, com um aproveitamento ruim de apenas 33% dos pontos disputados. Para escapar da zona de rebaixamento precisa ultrapassar o Manaus que é o 16º colocado e o primeiro time fora das do Z4 com 13 pontos.
O Ypiranga Precisa muito da vitória nessa partida porque não vence a quatro partidas na série C. A última vitória ocorreu dia 11 de junho em casa diante do São José por 1 a 0. Depois disso o Canário empatou duas vezes, 3 a 3a 3 com o náutico na semana que passou, 1 a 1 com o Confiança; e teve ainda duas derrotas, 2 a 0 para O Operário e 2 a 1 para o Volta redonda.
A situação do Pouso Alegre é bastante ruim. Nos últimos nove jogos foram três empates, 1 a 1 com o Botafogo e Confiança, 0 a 0 com o Altos; apenas uma vitória, 2 a 1 no Figueirense; e nada menos que cinco derrotas: 1 a 0 para o Floresta da rodada passada, 2 a 1 para o Amazonas, 2 a 0 para o Remo, 1 a 0 para o Náutico e 1 a 0 para O Operário. Portanto o Dragão precisa e muito dessa Vitória fora de casa para pelo menos “respirar” no campeonato a sete rodadas do fim da primeira fase.
O Ypiranga tem como grande novidade para este jogo diante do Pouso Alegre a estreia do técnico Jerson Testoni. Ele foi contratado durante a semana depois da saída do treinador Luizinho Vieira, que ficou dois anos à frente do clube, mas que caiu depoiS de ficar quatro jogos sem vencer na série C e do empate diante do Náutico por 3 a 3 na rodada passada). Testoni estava no Camboriú no Brasileiro da Série D e comandou ainda as equipes do Brusque, Brasil de Pelotas, Altos e Joinville.
Em relação ao time para este jogo diante dos mineiros no Colosso, o zagueiro João Félix que cumpriu suspensão contra o Náutico pode retornar. No DM Canarinho ainda são dúvidas, Felipe Gedócio, Guilherme Guedes, Gustavo Nogy e Mossoró. Também não deve atuar o jogador Windson.
No time do Pouso Alegre, o treinador Rogério Henrique, que faz sua segunda partida no comando do Dragão mineiro, tem um “pacote” de problemas para essa partida. Os laterais Weriton e Nathan, assim como o zagueiro Renato Vischi, e ainda o atacante Jonathan estão fora da partida. Todos suspensos pelo terceiro amarelo no jogo anterior.
Em contrapartida a diretoria do Pousão saiu às compras para reforçar o time na reta final da primeira fase. Enesta semana contratou três jogadores: o zagueiro Léo Alves, o volante Gabriel Galhardo (irmão do atacante Thiago Galhardo, ex-Ceará) – estavam na Patrocinense. E ainda o atacante Patrick Machado, que estava no Sampaio Corrêa-MA. Todos estão regularizados e viajaram para Erechim.
Caíque; Lucas Lopes, Heitor, João Félix e Ávila; Clayton, Lorran e Erick Farias; William Barbio, Jhonatan Ribeiro e João Pedro.
George; Nando, Luanderson, Derick e Cesar Nunes; Igor Pereira (Vinicius Boff ou Gabriel Galhardo, Carlinhos , Patrick Allan (Claudinho); Geovani (Patrick Machado), Matheus Lucas e Ingro.
Por: Agência Futebol Interior, 14/07/2023
LEIA MAIS

Equipe da Defensoria passa por curso de primeiros socorros e combate a incêndio
Há 6 horas