Leia Coluna do Jonas desta segunda, 03

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 03 de Julho 2023. Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Dia de São Tomé.

Pensamento: "Não é egoísmo querer viver tua própria vida, quando tudo que tu fez a vida inteira foi viver para os outros."

Musica: Onde está o meu amor – RPM – Indicação Mateus Gnutzman

E agora?

O Tribunal Superior Eleitoral – TSE, finalizou o julgamento do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro, nesta sexta-feira, 30, que o deixou inelegível por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, tirando o ex-mandatário das urnas, mas não retira nem suspende seus direitos políticos. Ele ainda poderá, por exemplo, votar nas eleições e participar de organização partidária.

Placar

O placar do TSE foi de 5 a 2. Além do relator, Benedito Gonçalves, votaram a favor da inelegibilidade do ex-presidente Floriano Marques de Azevedo, André Ramos Tavares, Carmen Lúcia e Alexandre de Moraes. Raul Araújo e Kassio Nunes Marques foram favoráveis ao ex-presidente. O julgamento durou quatro dias.

A Inegibilidade

A inelegibilidade e a suspensão dos direitos políticos são punições eleitorais diferentes. Enquanto a primeira proíbe o condenado de ser candidato a qualquer cargo político pelo período de oito anos, a outra cassa o direito ao voto, à filiação e participação partidária e, consequentemente, a elegibilidade do alvo do processo.

Ficha Limpa

A inelegibilidade é uma sanção que está prevista na Lei da Ficha Limpa, usada como um dos argumentos jurídicos no voto do ministro Gonçalves. A punição acarreta na perda da capacidade eleitoral passiva, isto é, somente ser votado. Não pode ser candidato. É menos abrangente que a suspensão e a perda dos direitos políticos, segundo Alberto Rollo, advogado especialista em Direito Eleitoral.

Repercussão Política

A repercussão tem ares de controversa e alguns analistas e políticos já externaram opinião que a direita ficou muito forte com a ilegitimidade do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. “Se o PT com o Lula é forte o PL mesmo sem JMB com mandato ficou aceso e pode disparar prefeitos e vereadores em outubro de 2024”. A conferir.

Oliveira Marques

O vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara de Dourados, Cemar Arnal, celebra mudança no trânsito da Rua Oliveira Marques, no trecho compreendido entre as ruas Floriano Peixoto e Aziz Rasslen. “Fomos procurados por moradores dessa região do Jardim Tropical, onde se encontram o Colégio Reis Veloso, Policia Federal, entre outros, e procuramos apoio junto à Agetran, na pessoa da diretora-presidente Mariana de Souza Neto.

Mão Unica

Para a nossa alegria o atendimento ao pedido foi bastante rápido e a mudança já está valendo”, destacou o parlamentar, aproveitando para agradecer e ressaltar o trabalho da diretora. “Temos que fazer elogios à gestão da Mariana, lembrando que todas as vezes que buscamos atendimento às demandas que chegam ao nosso gabinete, prontamente as necessidades foram atendidas com celeridade e qualidade”, apontou Cemar.

Outras

A prefeitura continua os ajustes objetivando sempre implantar rapidez e agilidade no trânsito, não só nesse local como em toda área urbana de Dourados.

Desde esta quarta-feira, 28, a via passou a ser mão única, no sentido centro/bairro. O vereador ressaltou a colocação da nova sinalização horizontal e placas orientativas. Nesse período, os agentes orientaram, com distribuição de folhetos detalhando as alterações efetuadas.

Segundo ele toda mudança traz dúvidas, no início, naturalmente, mas com o passar do tempo as coisas vão se encaixando. Além dessas melhorias outros locais da cidade sofreram alterações.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]