O vereador Elias Ishy (PT) solicitou à prefeitura na semana passada informações referentes às ações de enfrentamento ao Covid-19. O parlamentar quer saber, por exemplo, se o município disponibilizou equipamentos de proteção individual (EPI) para os profissionais de saúde e, se não, quais os procedimentos estão sendo adotados e qual o prazo para resolução dessa situação. 
Logo no início de março, o vereador emitiu uma nota que demonstrava o apoio aos servidores da saúde, ressaltando o quanto são essenciais no enfrentamento a doença e, principalmente, na prevenção. Ishy cobrou da gestão municipal a viabilidade de condições para que todos os trabalhadores e trabalhadoras pudessem atuar, cuidando do profissional, protegendo a vida deles e também para que os serviços continuassem. “Eles estão colocando a vida em risco e sabemos que o atendimento pode ser comprometido pela redução do quadro e por questões de biossegurança”, explica.
Ele questiona se a rede possui profissionais suficientes e quais as medidas a gestão municipal está adotando para suprir as possíveis demandas. O vereador também quer saber como estão as tratativas para ampliação dos leitos de UTI no município e qual o real número disponível atualmente. Ishy também pergunta sobre ações específicas que foram demandadas aos Agentes Comunitários de Saúde e se há um mapeamento e acompanhamento dos grupos de risco com o objetivo de reduzir as hospitalizações. 
O parlamentar ainda indicou que seja incluída a participação de entidade representante dos trabalhadores e trabalhadoras do município, assim como o Conselho Municipal de Saúde no Comitê de Gerenciamento da Emergência de Saúde Pública instituído pela prefeitura. Segundo ele, houve no mês de abril a alteração de sua composição onde estão sendo representados alguns setores da sociedade, mas mesmo após um mês de trabalho se faz necessário indicar que sejam incluídos setores importantes e que não fazem parte da atual.  
Para quem desejar saber mais sobre o trabalho do vereador, basta acompanhar as sessões legislativas pelo canal da Câmara no YouTube, toda segunda-feira, a partir das 18h30: http://bit.ly/CMDaovivo. Além de conferir esse e outros material pelo site https://www.camaradourados.ms.gov.br. Ou entrar em contato direto com o gabinete pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: 984022433.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE