Diagnóstico gestacional em bovinos: diferenças entre palpação e ultrassonografia

| SHOP VETERINáRIO


Foi-se o tempo em que o pecuarista apenas esperava a fêmea bovina apresentar sinais de prenhez. Afinal, quanto mais tempo demora para fazer o diagnóstico gestacional em bovinos, mais tempo demora para a tomada de uma série de decisões.

Identificar a gestação na fêmea bovina é uma atitude estratégica que todo produtor que quer alcançar a eficiência reprodutiva deve tomar. Do mesmo modo, médicos veterinários que desejam atuar com segurança e qualidade nessa área precisam dominar as duas técnicas fundamentais para verificar a prenhez de forma precoce.

Neste artigo, você vai conhecer mais sobre a importância do diagnóstico gestacional em bovinos de forma precoce. Também conhecerá as principais técnicas utilizadas e quais as suas vantagens. Ficou curioso? Continue a leitura!

Qual a importância do diagnóstico gestacional em bovinos precoce?

Quando o assunto é eficiência reprodutiva, o diagnóstico de prenhez precoce é fundamental. Afinal, quanto antes a gestação bovina for identificada, maiores são as chances de reduzir os custos da produção. Tanto no que diz respeito ao descarte de animais que são improdutivo, devido a fatores genéticos e físicos,  quanto para rever algum tipo de problema gestacional.

Outra grande vantagem de fazer o diagnóstico gestacional em bovinos de forma precoce é que, tendo o resultado em mãos, será possível manejar melhor o rebanho. Afinal, fêmeas prenhes precisam ser postas em condições especiais, tais como:

serem alocadas em um espaço específico

ter acesso a uma nutrição ainda mais balanceada

poder realizar o parto em um lugar tranquilo.

Por ser uma área tão rentável, o médico veterinário precisa dominar as técnicas de diagnóstico gestacional e oferecer soluções eficientes para os produtores.

Quais são as técnicas de diagnóstico gestacional?

Basicamente, existem duas formas de realizar o diagnóstico gestacional em bovinos: a palpação retal e a ultrassonografia veterinária. Cada uma delas têm o seu papel e apresenta vantagens, tanto para o produtor, como também para o médico veterinário. Conheça, a seguir, como são realizadas esses dois procedimentos!

Palpação retal

A palpação é um método tradicional de diagnóstico gestacional em bovinos e já é utilizado há muitos anos por médicos veterinários na criação de gado. Ele ainda é muito usado para diagnosticar a prenhez a partir de 45 dias depois da fecundação, tanto pela monta natural como também pela inseminação artificial. Isso porque, a palpação retal, quando realizada da maneira correta, é muito segura e confiável.

Essa técnica consiste na introdução do braço e da mão do médico veterinário pelo reto do animal. Com isso, o profissional consegue apalpar os órgãos e notar as alterações provocadas pela gestação. Apesar de parecer simples, é fundamental que o médico veterinário domine a técnica e a anatomia interna do animal para saber interpretar da maneira correta.

A técnica da palpação retal permite ainda:

assistência obstetrícia

estimativa de idade fetal

avaliação do ciclo estral

averiguar as causas de infertilidade, quando for o caso;

identificar patologias uterinas e ovarianas

verificar a saúde interna do animal

auxiliar na aplicação de outras biotécnicas reprodutivas como a IATF, ultrassonografia, FIV e transferência de embriões

Ultrassonografia veterinária

A ultrassonografia veterinária é uma técnica de diagnóstico gestacional em bovinos moderna, precisa e não invasiva. Ela está sendo cada vez mais usada, pois, quando ela é corretamente aplicada, apresenta alto grau de exatidão e confiabilidade

Enquanto no método da palpação, o médico veterinário consegue identificar a gestação bovina por volta de 45 dias após a fecundação, com o ultrassom veterinário, esse diagnóstico pode ocorrer por volta do 28° dias no modo B (preto e branco). No entanto, se o aparelho for um modelo colorido com doppler, já é possível identificar a presença de feto a partir de 19 dias depois da monta ou inseminação artificial. Isso é bom pois resulta na economia de tempo e dinheiro. Afinal se a vaca não estiver prenhe, pode ser submetida novamente às biotécnicas de reprodução.

Além disso, a ultrassonografia veterinária é utilizada em:

confirmação da viabilidade fetal

determinação do número de fetos, em casos de gestação múltipla

sexagem fetal

avaliações do trato reprodutivo de forma rápida

avaliações do ciclo estral

Vale destacar que todas essas funcionalidades podem ser melhor aproveitadas graças à visualização em tempo real. Entretanto, é fundamental que o médico veterinário domine a interpretação das imagens, assim como a utilização do equipamento.

Como vimos, o diagnóstico gestacional em bovinos de forma precoce é essencial para quem busca atingir a eficiência reprodutiva. Além disso, é importante destacar que as técnicas devem ser aplicadas em conjunto para ter um resultado mais preciso. Por isso, se você é um médico veterinário que atua nessa área, invista em seu próprio equipamento de ultrassom e em capacitação profissional.

Você já conhece o Cenva Pós-Graduação? Descubra como o curso de pós em Reprodução e produção bovina pode te ajudar a alcançar melhores resultados e se destacar na área de atuação.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE