Seleção Brasileira feminina de basquete conhece adversários da AmeriCupW

| GAZETA ESPORTIVA


A Seleção Brasileira feminina de basquete conheceu, nesta quarta-feira, o seu caminho na AmeriCupW, que será disputada em León, no México, entre os dias 1 a 9 de julho. O sorteio dos grupos colocou Estados Unidos, Argentina, Venezuela e Cuba no caminho do time comandado por José Neto, que subiu ao pódio nas duas últimas edições do torneio, ambas com a medalha de bronze.

Uma publicação partilhada por FIBA Women's AmeriCup ⛹️‍♀️ (@americupw)

'Um grupo duro, com EUA favorito para o título e 3 das 4 equipes sul-americanas classificadas, sendo Venezuela, que enfrentamos na semifinal, e Argentina na final do último Sul-Americano. Para finalizar o grupo, a tradicional equipe de Cuba, que vem recuperando seu basquetebol competitivo e sempre joga com muita intensidade. Temos que encarar cada jogo como um jogo único para classificarmos na melhor posição possível e avançarmos na competição. Para isso, vamos fazer uma excelente etapa de treinamento, para chegarmos preparados para esta dura competição', disse o técnico do Brasil, José Neto.

O torneio é o início da caminhada para a Olimpíada de Paris 2024. Os dois primeiros colocados garantem um lugar direto no Pré-Olímpico Mundial, em 2024. E os outros quatro na sequência da classificação vão ao Pré-Olímpico das Américas, ainda em 2023. Esse torneio regional classificará duas seleções para o Pré-Olímpico Mundial, chegando a quatro países do continente americano na briga por Paris 2024.

Fórmula de disputa

Além da chave do Brasil, o torneio tem no Grupo B: Canadá, República Dominicana, Colômbia, México e Porto Rico. Pelo formato de disputa, as dez equipes jogam dentro dos seus grupos. As quatro melhores avançam para as quartas de final (1A x 4B, 2A x 3B, 3A x 2B, 4A x 1B), seguido de semifinais e da grande decisão.

O calendário terá a primeira rodada no dia 1 de julho. A primeira fase termina no dia 5. As equipes terão folga no dia seguinte e as quartas de final serão no dia 7, com semifinais no dia 8 e decisão no dia 9 de julho.

A convocação da Seleção Brasileira será divulgada nas próximas semanas, assim como todo o calendário de preparação.