Justiça nega transferência de júri de acusada de matar ex-superintendente

| DIáRIO DIGITAL / DA REDAçãO


(Foto: Arquivo/DiárioDigital)

Por unanimidade de votos, a 2ª Seção Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou pedido de transferência para que o julgamento de Fernanda Aparecida da Silva Sylverio, denunciada pela morte de Daniel Abuchain, ex-superintendente de gestão e informação da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) do ex-governador André Puccinelli, seja realizado em Corumbá (MS) como havia pedido a defesa, alegando possível imparcialidade do Conselho de Sentença e pela notoriedade do caso e da vítima.

A mulher está presa desde novembro de 2018 e o processo tramita na 2ª Vara do Tribunal do Júri. O argumento da defesa é de existência de dúvidas acerca da imparcialidade do Júri se for realizado na Capital, tendo em vista a repercussão negativa da mídia e o clamor social ocasionado pelo delito, bem como pelo fato da vítima ser pessoa de reconhecida influência.

Além disso, argumenta que o atual cenário de pandemia do coronavírus recomenda o desaforamento do julgamento para a comarca de Corumbá, pois a denunciada está presa na cidade e o escritório advogado também está localizado no município.

Porm, a relatora do processo, Desa. Dileta Terezinha Souza Thomaz, argumentou que “em delitos dessa natureza é comum a veiculação de noticiários pela mídia, pois naturalmente geram repercussão social. Contudo, em exame às reportagens mencionadas e aos argumentados trazidos pela defesa, não se verifica qualquer indício ou dúvida fundada sobre a imparcialidade do conselho de sentença”.

Antes do julgamento do desaforamento, o júri que estava marcado para o dia 10 de junho, mas devido a pandemia foi suspenso sem nova data para sua realização.

O caso– A ré teria agido por motivo torpe para se vingar em razão do possível assédio da vítima à sua convivente e pelo desafeto que tinha em relação a ela, bem como usou de dissimulação pois teria atraído a vítima ao local do crime convidando-o a manter com ela relação sexual.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE