Artigos
Economista defende que população seja consciente na retomada
Explosão de casos pode levar a lockdown, o que será desastroso para a saúde e para a economia
| ASSESSORIA
Para Alessandro Azzoni, economista, advogado, professor e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo, a volta gradual da economia é vital para que o país consiga recuperar as perdas até agora enfrentadas por conta da pandemia de coronavírus. Há quase três meses com apenas as atividades essenciais funcionando em muitos estados, os números da crise já dão sinais: empresas fechando, pedidos de recuperação judicial aumentando, desemprego em ascensão.
Mas Azzoni faz um alerta: "Assim como é vital a volta da economia, também é vital que a população entenda que a pandemia não acabou". O temor, segundo ele, é que regiões comerciais de grandes centros estão totalmente adensadas, com pessoas que não usam máscaras, ou que não respeitam o isolamento social. "Nós vamos ter uma explosão de casos daqui a cinco, dez dias. E aí corremos o risco de regredir para um lockdown, um isolamento forçado que coloque a polícia na rua. A população não está fazendo a parte dela, as pessoas estão saindo como se a epidemia já tivesse acabado. Essa percepção é equivocada e precisamos fazer esse alerta".
Segundo ele, a explosão de casos será tão ruim para a saúde quanto para a economia. "Estamos no momento mais difícil da pandemia, e sem política pública que una as ações. A atividade econômica deveria voltar de forma gradual e a população deveria fazer a sua parte. Se entrarmos em lockdown, aí sim a situação econômica pode piorar de vez".
Perfil da fonte
Alessandro Azzoni é advogado e economista, especialista em direito ambiental, com atuação nas áreas do Civil, Trabalhista e Tributário. É mestre em Direito da Universidade Nove de Julho, especializado em Direito Ambiental Empresarial pela Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU). Graduado em direito pela FMU. Bacharel em Ciências Econômicas pela FMU. Professor de Direito na Universidade Nove de Julho (Uninove). É Conselheiro Deliberativo da ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Coordenador do NESA -Núcleo de Estudos Socioambientais - ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Conselheiro membro do conselho de Política Urbana - ACSP - Associação Comercial de São Paulo; Membro da Comissão de Direito Ambiental OAB/SP.
LEIA MAIS
ELEIÇÕES 2024: disputa nas capitais do Centro-Oeste será decidida em segundo turno
Há 22 horas
Corpo de pescador desaparecido no Rio Ivinhema é encontrado após dois dias de buscas
Há 23 horas