Leia Coluna do Jonas desta terça, 07

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 07 de Fevereiro 2023 – Dia do Gráfico. Dia da Internet segura. Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.

Pensamento: "Se as coisas ruins da tua vida demorarem a passar, passe por cima delas."

Musica: Super homem – Gilberto Gil – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Rogerio Holsback, Jose Vilharva, Clayton de Lima Lopes, Carlos Eduardo Stranieri, Nelson Corrales, Darcy Mendes Correa, Reinaldo Aragão, Vinicius Vivá, Rivelino Xavier, Ecio Carneiro Pedroso, Noemir Felipetto - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Judô

A judoca Emilly, 12, segue para a Campo Grande, onde, neste dia 10 de fevereiro, participa de um Campeonato Estadual. O encontro promete ser puxado e conta com participações de atletas de vários municípios do estado.

Na sua categoria a douradense ocupa o primeiro lugar. Porém, para continuar mantendo a performance, ela precisa de apoio financeiro para custear inscrição, viagem e estadia.

Ajuda

Para angariar esses recursos, familiares e amigos montaram um grupo denominado “Torneio Início Dia 10”, objetivando conseguir os recursos para competir entre os melhores.

Sua mãe, Emília, agradece o empenho desprendido pelos voluntários que estão na dianteira desse desafio.  “Pessoal quem quiser ajudar a Emilly no  campeonato do dia 10  pode fazer no meu pix 67 9 9852 5162 para pagar as taixa de inscrição, ônibus e alimentação dela”, ressalta. Qualquer ajuda é bem vida. O pacote total fica em R$ 450,00 (quatrocentos e cinquentas reais).

Coxim

O deputado estadual Junior Mochi (MDB) esteve reunido, no sábado (4), com o prefeito de Coxim, vereadores e importantes lideranças do município.

“Como planejado durante a campanha, retornarei aos municípios para firmar os compromissos e acompanhar de perto todas as necessidades existentes e anseios da população. O intuito é estabelecer em conjunto com o Executivo e Legislativo municipal as principais demandas da comunidade e focar na interlocução junto ao Estado”, assevera.

Pautas em andamento

Durante o encontro, foram discutidas pautas em andamento como a reabertura do frigorífico, concessão da BR -163, porto seco, área industrial, melhorias em saúde pública, dentre outras.

Junior Mochi reafirma que seu mandato estará sempre à disposição de Coxim e todo Mato Grosso do Sul.

Reforma

Uma possível reforma na administração de Dourados está em curso. Alguns nomes conhecidos no cenário político podem ressurgir nos próximos dias.

Sem citar quais setores e nomes, o certo é que nem todas  expectativas agradaram o comandante, portanto, algumas mudanças devem ser processadas. Dizem que gente que ocupa e que ocupou cadeira na CMD deve fazer parte da gestão.

Pressão

O descontentamento do lado de fora é reflexo do que não vem funcionando a contento internamente. Adentrando ao terceiro ano a gestão ainda não caiu no agrado do exigente eleitor douradense que é bairrista por natureza.

Com o ingresso dos novos deputados e do governador, certamente, o jovem alcaide passa por uma turbulência (pressão) fortíssima para colocar na rua um bloco com mais conhecimento em relacionamento interpessoal. Então, é como se fosse um lead de texto jornalístico: quem, o quê, onde, como, quando e porquê...

Meio Ambiente (1)

O Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul vai sediar a 21ª edição do Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, que acontece de 18 a 20 de abril de 2023, em Bonito. O tema do congresso será o “Meio Ambiente e Atividades Econômicas: instrumentos positivos e a atuação do Ministério Público”.

São esperados mais de 300 participantes entre membros do Ministério Público, magistrados, advogados e representantes de empresas e indústrias, de organizações não governamentais, da academia e de órgãos públicos ambiental, que terão a oportunidade de participar de painéis criados a partir de discussões interdisciplinares.

Meio Ambiente (2)

Neste ano, o objetivo é identificar oportunidades para que os mais diversos setores produtivos brasileiros contribuam com a proteção ambiental, no intuito de alcançar uma maior integração, resolutividade e atuação preventiva do Ministério Público.

O MPMS por sua excelência na atuação em defesa do meio ambiente e por ser referência para o Ministério Público Brasileiro, habilitou-se a sediar e conjuntamente realizar o evento.

Remédios (1)

Começou a tramitar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 06/2023 que garante o acesso a remédios com substâncias extraídas da planta Cannabis Sativa.

De acordo a proposta, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), as pessoas terão acesso assegurado a medicamentos e produtos à base de canabidiol (CBD) e tetrahidrocanabinol (THC) para tratamento de doenças, síndromes e transtornos de saúde.

Remédios (2)

O projeto lista os quesitos para a pessoa ser contemplada pela medida. Deve ser paciente que tenha prescrição médica válida contendo Código Internacional da Doença (CID) da doença, síndrome ou transtorno; e declaração médica sobre a existência de estudos científicos comprovando a eficácia do medicamento para a doença, síndrome ou transtorno e/ou efeitos colaterais dos tratamentos convencionais enfrentados pelo paciente.

“Estudos já comprovam que o uso de substâncias extraídas da Cannabis Sativa podem auxiliar em diversos tratamentos de saúde. Por exemplo, algumas síndromes epilépticas severas, com muitos pacientes crianças, que não respondem muito bem ao tratamento convencional, síndrome de Dravet, esclerose múltipla, fibromialgia. Além disso, a substância também aponta o uso eficaz no controle de dor crônica em pacientes com câncer, assim como redução de náuseas e vômitos em pessoas que estão passando por quimioterapia”, informa o parlamentar na justificativa da proposta.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE