Leia Coluna do Jonas desta sexta, 20

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados 20 de Janeiro 2023 – Dia Nacional do Fusca. Dia Nacional da Parteira Tradicional. Dia do Farmacêutico. Dia de São Sebastião.

Pensamento: O palco da sua vida é uma coisa que todo mundo vê, mas os bastidores só você conhece."

Musica: Revoluções por minuto – RPM – Indicação Mateus Gnutamzn

Niver: Luís Gustavo Casarin, Ronaldo Oliveira, Cristiane Medeiros, Sebastião Pinheiro de Souza, Jair Oliveira, Oleide Gomes Katsuragi, João Vitor Fabro, Uesley Lopes Figueiredo - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Judokan

Uma nota não muito boa para o esporte douradense. O Clube Judokan está encerrando suas atividades na Cidade Modelo. Instalado na Rua Bela Vista, 500, Jardim Água Boa cruzamento com a Rua Palmeiras, centenas de crianças e adultos passaram pelos tatames sob orientação do decano e bota decano nisso Shihan Leonildo de Pieri, inscrito no Conselho Regional de Educação Fisica – Cref, matricula: 1066.

Judocan 2

O Clube Judokan cujo lema é: “Ceder Para Vencer”, foi inaugurado em Dourados no dia 10 de fevereiro de 1982, lá se vão 41 anos de história, completa 42 no mês que vem.  A marca é uma das mais conhecidas na cidade em se tratando de esporte individual. Com certeza muitos profissionais que estão no mercado atualmente em diversos segmentos guardam valores recebidos pelo professor de descendência italiana.

Octogésimo

A razão do encerramento das atividades do Clube Judokan faz parte do ciclo de vida. Com mais de oitenta anos de idade, com a saúde não respondendo aos impulsos físicos e psicológicos, a saída encontrada pelo professor Leonildo de Pieri foi pendurar de vez as técnicas e golpes de ataque e defesa pois lhe falta agilidade e a destreza de outrora.

DBC

Fundando em 2002 pelo desportista Paulo Roberto Moreira Line, o Paulão, o Dourados Basquetebol Clube (DBC) nunca para suas atividades. A modalidade já colocou Dourados no topo em várias competições passadas como Jogos Abertos de Campo Grande, por três vezes teve participação em Campeonatos Brasileiros, conquistou títulos municipais, regionais e estaduais.

Associação

Para o futuro, o DBC irá fazer parte da ABBV – Associação Brasileira de Basquete Veterano,  o que lhe garante esplêndida abertura em diversos torneios. Outro ponto que o clube trabalha é a colaboração do município com a doação de um terreno para sede própria do DBC. As tratativas neste sentido não estão encontrando meios para se chegar a bom termo.

Elenco

Nomes como Munder, Bonatto, Ícaro, Vandir, Marlon, Gustavo, Jeferson, Felipe, antes e atual são alguns que compõem esse fabuloso grupo. Eles não desistem e estão sempre unindo forças em busca de seus ideais. Paulão, um dos líderes do grupo disse que é importante saber dosar persistência com paciência para alcançar os objetivos.

DAC

Quem for ao Estádio Douradão domingo vai desembolsar R$ 20,00 (vinte reais) para assistir Dourados Atlético Clube (DAC) e Aquidauanense. O jogo abre a temporada dois mil e vinte e três com a possibilidade da presença de espectadores no Gigante Douradão para jogos de futebol profissional. O MP limitou em dois mil e quinhentos lugares.

Promoção

Caso o torcedor queira ir vestido com a camisa do DAC domingo o preço a ser pago é R$ 110,00 (cento e dez reais) a unidade, porém você ganha dois ingressos para assistir a estreia do representante douradense no Estadual 2023. Bora lá!

Dengue

A Prefeitura continua realizando, por intermédio do CCZ diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegipty, transmissor da dengue, zika e Chikungunya. De acordo com o Núcleo da Vigilância Epidemiológica de Dourados, do dia 8 ao dia 14 de janeiro, foram 27 notificações da doença e 3 casos confirmados. Lembre-se de manter seu quintal e terrenos baldios limpos, sem acumulo de água, recolhendo plásticos, latas, garrafas, vidros, etc., ou seja, tudo que pode acumular água, por menor que seja a quantidade. O melhor combate à dengue depende principalmente dos nossos cuidados. Vamos nos proteger.

Hanseníase

O “Programa Municipal de Controle de Tuberculose e da Hanseníase”, em virtude do "Dia Mundial de Combate a Hanseníase", que é celebrado sempre no último domingo do mês de janeiro (Janeiro Roxo), está intensificando as atividades de prevenção e diagnóstico precoce nas Unidades Básicas de Saúde de Dourados. A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria conhecida como bacilo de Hansen, e é transmitida pelas vias respiratórias (fala, tosse e espirro). Mas, o contato deve ser próximo e prolongado entre uma pessoa suscetível e um doente com hanseníase que não está sendo tratado.

Sinais e sintomas

Os principais sinais e sintomas são: Manchas claras, acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade térmica e/ou dolorosa, e/ou ao tato; áreas com diminuição dos pelos e do suor; formigamentos, choques, fisgadas, agulhadas nos braços e pernas, que evoluem para dormência; caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Tratamento

O tratamento é feito com antibióticos específicos e dura de seis a doze meses. Os medicamentos são gratuitamente fornecidos pelo SUS.

A hanseníase tem tratamento e cura, no entanto, quando estas medidas são tomadas tardiamente podem resultar em sequelas graves aos portadores (principalmente deformidades na face, mãos e pés). As incapacidades físicas provocadas pela doença são as que mais determinam a exclusão social dos pacientes.

Onde

Se alguém tiver qualquer um dos sinais ou sintomas suspeitos de hanseníase, deve procurar a Unidade de Saúde e solicitar uma avaliação. Em caso de dúvida no diagnóstico, a Unidade de Saúde encaminhará para a Referência (CRTH). O Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase de Dourados/MS fica na Rua Dr. Vanilton Finamore, nº 289 - Vila Industrial - Dourados - MS, 79840-110, na área amarela do PAM.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE