Com o objetivo de dar mais agilidade ao trânsito na sede e nos distritos, a Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) vem promovendo diversas melhorias, como instalação de novos conjuntos de semáforos (seis nessa primeira parte), sinalização vertical, horizontal e aérea, faixas elevadas, placas de pare, dentre outros.
Também serão religadas cerca de 40 lombadas eletrônicas e outras situações no sentido de conscientizar os condutores locais e os que vem de outros lugares.
Tudo isso está sendo possível fazer, de acordo com Mariana de Souza Neto, diretora-presidente da Agetran, devido à parceria com o estado e sobretudo liberação da parte burocrática (licitações) que estavam emperradas há algum tempo. Segundo ela, de janeiro a novembro do ano passado foram registrados no trânsito de Dourados 1.360 acidentes, isto sem as ocorrências de dezembro, que ainda não foram computadas.
Com a possibilidade de contratação de novas empresas e de compras, Mariana de Souza Neto, espera diminuir as estatísticas elevadas de acidentes com mortes, sequelas e transtornos para todos em Dourados daqui para frente. “O prefeito Alan Guedes, nos dois primeiros anos de gestão não pode, por conta das dificuldades burocráticas, colocar em evidência as mudanças aguardadas; agora não, hoje vislumbramos um novo horizonte”, afiança.
Ela defende direção defensiva em todas as esferas. Também comentou sobre o tema da Campanha Nacional de Trânsito desse ano cujo slogan é: “No trânsito, escolha a vida”. “A nossa finalidade é melhorar o fluxo de veículos e, para isso, contamos com a atenção dos condutores”, comenta.
A diretora-presidente da Agetran, esclarece que a preocupação central da prefeitura é garantir mais segurança a condutores e pedestres, e cita os novos semáforos no cruzamento das ruas Bela Vista com Itamarati (Jardim Água Boa); Avenida Presidente Vargas com Rua Iguassu (BNH) 3º Plano; no cruzamento das ruas Filomeno João Pires com Natal (João Paulo II); Toshinobu Katayama com Oliveira Marques (próximo ao Hospital da Vida), na área central; Cuiabá com General Osorio (Jardim Climax); e na Eulália Pires com Cuiabá.
Outras melhorias como transformar a Monte Alegre em mão única após a Rua Aquidauana, no sentido centro/bairro já estão em fase de estudos técnicos.
LEIA MAIS

Jader Filho detalha o Minha Casa, Minha Vida para a classe média no Bom Dia, Ministro
Há 4 horas

Mais de 60 municípios no Sudeste poderão contar com novas rádios comunitárias
Há 6 horas