Projeto “Guaviras nas praças e parques” chega ao Terminal Rodoviário e à Praça da Juventude

| ASSECOM


Projeto está plantando mudas de guaviras, fruta típica do cerrado, em praças e parques públicos de Dourados. Foto: Assecom

Com apoio dos técnicos da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), a Prefeitura de Dourados está realizando o “Projeto Guaviras nas Praças e Parques”.

“Neste momento estamos recebendo as mudas a Praça da Juventude e o Jardim do Terminar Rodoviário de Dourados”, afirmou o secretário Junior Bittencourt ao acrescentar que “esse é um projeto "audacioso", solicitado pela prefeita Delia Razuk no ano passado”.

O secretário afirmou que “também tivemos muitos contratempos devido à falta de experiência acumulada com essa cultura e começamos produzindo algumas mudas por talude, algo que precisa de intervenções na raiz de plantas já adultas, daí a dificuldade em produzir em pagar escala”.

“Durante o início da safra no fim do ano chegamos a semear milhares de mudas via colheita dos frutos e tratamento das sementes. Chegou a nascer mais de cinco mil mudas. Mas, com o passar dos dias as mesmas começavam não crescer, amarelar e morrer”, explicou o titular da Semaf.

Junior Bittencourt disse que “como não desistimos fácil, e gostamos de desafios, ainda no fim da safra conseguimos colher mais frutos e semeamos novamente no viveiro municipal, de novo os contra tempos, perdemos muitas, trocamos muitas experiências com outras instituições, e algumas sobreviveram. E agora é gratificante dar continuidade ao projeto”.

A Semaf, segundo o secretário, pretende produzir novamente em larga escala as mudas no início da safra na região no mês de novembro ainda.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE