Leia Coluna do Jonas desta terça, 01

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 01 Novembro 2022 – Dia de Todos os Santos. Dia Mundial do Veganismo.

Pensamento: "A democracia é o pior dos regimes políticos, mas não há nenhum sistema melhor que ela." (Winston Churchill)

Musica: Dream - John Lennon – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Felipe Coinete, Santa Santos, Antonio Marcos Marques, Mario Tanamati, Éderson Márcio Ramos, Alfredo Marques de Andrade, Thiago Medeiros, José Tibiriçá Martins Ferreira, Bruno César Dany -
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Dourados bolsonarista

O presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu a disputa para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no comando do Palácio do Planalto, a partir de 1º de janeiro de 2023.

No entanto, em Dourados, Bolsonaro venceu Lula de “lavada”, tanto no primeiro turno, dia 2 de outubro, quanto no segundo turno, dia 30 de outubro.

No segundo turno

No segundo turno, domingo, 30 de outubro, Bolsonaro  obteve 81.016 votos (62,84%), enquanto que Lula conseguiu 47.910 (37,16%).

Foram registrados 1.654 votos em branco (1,22%), 4.688 votos nulos (3,47%), além de 34.732 abstenções (20,43%).

No primeiro turno

No primeiro turno, Bolsonaro obteve  72.596 votos (55,76%), enquanto que Lula conseguiu 46.493 votos (35,71%).

Foram registrados 1.685 votos em branco (1,25%), 2.751 votos nulos (2,04%) e 35.366 abstenções (20,80%).

Abstenções

O número de abstenções tanto no primeiro turno, quanto no segundo turno, em Dourados, foi muito grande.

Será que esses mais de 35 mil eleitores que não foram às urnas, não confiam mais em políticos?

Desempenho de Riedel

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), venceu as eleições em 72 municípios do Estado, enquanto que Capitão Contar (PRTB), nos outros sete municípios.

Riedel teve importantes viradas, principalmente nos dois maiores colégios eleitorais de MS – Campo Grande e Dourados. Contar só venceu nos municípios de Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado, São Gabriel do Oeste, Jardim,  Ivinhema e Naviraí.

Justificativa (1)

As eleitoras e os eleitores obrigados a votar que não compareceram às urnas no segundo turno das Eleições 2022 no domingo (30) e nem justificaram a ausência no dia do pleito têm até 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa, segundo o artigo 7º da Lei nº 6.091/1974.

A pessoa que tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também tem igual prazo para se justificar, ou 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

Justificativa (2)

Quem não votou no primeiro turno das eleições, em 2 de outubro, e não justificou a ausência no dia da votação tem até 1º de dezembro para apresentar a justificativa.

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição separada.

Justificativa (3)

A justificativa deve ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo  e-Título, da Justiça Eleitoral. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas plataformas  Google Play (Android) e App Store (iOS).

Também poderá ser enviada pelo Sistema Justifica ou por meio do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição à zona eleitoral competente. O eleitor faltoso precisará apresentar a documentação que comprove o motivo pelo qual ficou impossibilitado de comparecer ao pleito. Caberá à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título analisar a justificativa apresentada.

Simone prestigiada (1)

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), apesar de perder as eleições para presidente da República, no primeiro turno, deu a volta por cima, ao entrar de corpo e alma na campanha de Lula no segundo turno.

A senadora sul-mato-grossense participou ativamente da campanha do petista, inclusive, subindo no palanque com Lula e conclamando a população a mudar os rumos da política nacional.

Simone prestigiada (2)

Aliás, Lula incorporou em seu programa, algumas propostas defendidas por Simone, principalmente na área educacional.

Segundo os observadores políticos, devido ao desempenho, Simone deverá assumir um ministério no futuro governo de Lula. A conferir.

Peitou os caciques

Vale lembrar que durante o processo de escolha de candidaturas, Simone Tebet peitou os caciques do MDB, para poder sair candidata ao Palácio do Planalto.

Lógico, sempre com o apoio do presidente nacional do partido, deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP).

Diplomação (1)

A diplomação dos eleitos no primeiro e no segundo turnos nas Eleições Gerais de 2022 deve ocorrer até o dia 19 de dezembro.

Cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entregar os diplomas do presidente e do vice-presidente da República eleitos no domingo (30). A data da cerimônia de diplomação no TSE ainda será definida.

Diplomação (2)

Já aqueles que se elegeram para os cargos de governador, senador, deputado federal e estadual ou distrital serão diplomados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos 26 estados e do Distrito Federal.

As cerimônias de entrega dos diplomas a esses eleitos serão marcadas pelos próprios TREs, respeitando a data-limite de 19 de dezembro.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE