Leia Coluna do Jonas desta segunda, 31

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva - Silva Junior. Arqivo

Dourados, 31 de Outubro 2022 –Dia do Saci. Dia das Bruxas - Halloween. Dia Mundial da Poupança. Dia da Reforma Protestante. Dia do Dona de Casa. Dia Nacional da Proclamação do Evangelho. Dia Mundial das Cidades. Dia Mundial das Cidades. Dia Nacional da Poesia.

Pensamento: "Você é muito maior do que todas as coisas que te diminuiram algum dia."

Musica: Sailing - Rod Stewart – Inidcação Mateus Gnutzman

Niver: Sival Alves Araujo, Áureo Ribeiro, Celso Geraldo Percigili, Terezinha Candido, Paulo Henrique, Vanilza Sousa, Alexandre De Godoy SantAna, Joao Ferreira, Clovis José da Silva. Marte Reis - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Riedel foi eleito com 56,90%

O ex-secretário de Infraestrutura do Estado, Eduardo Riedel (PSDB), que foi eleito ontem para o cargo de governador de Mato Grosso do Sul, tomará posse no dia 1º de janeiro de 2023 para um mandato de quatro anos.

Eduardo Riedel obteve 808.210 votos, o que corresponde a 56,90% dos votos válidos, contra 43,10% do Capitão Contar (PRTB), que conseguiu 612.113 votos. A diferença foi de 196.097 votos, ou seja, 13,8%. Votos nulos foram 88.228, 5,70% e brancos foram 39.059, 2,52%.

Muito trabalho

Após a vitória nas urnas, Eduardo Riedel disse que a expectativa agora é de muito trabalho, o sentimento é de muita responsabilidade..

“Como eu falei durante toda a campanha, temos um projeto para Mato Grosso do Sul de desenvolvimento, distribuição de renda, inclusão e qualificação para as pessoas entrarem nas oportunidades oferecidas e política pública de qualidade. Esse é o caminho e para isso há muito trabalho e responsabilidade”.

Disputa acirrada

Riedel considerou a corrida eleitoral que "foi uma disputa acirrada, com muitos políticos de peso concorrendo e que agora no segundo turno teve o acirramento ainda maior. Chegamos ao nosso objetivo levando a nossa mensagem para a população do Mato Grosso do Sul”.

E que agora é arregaçar as mangas e trabalhar pelo Mato Grosso do Sul. Agora vamos nomear a equipe e dar continuidade ao trabalho. Ainda não temos nenhum nome confirmado".

Elegendo o sucessor

Eduardo Riedel saiu candidato com as bênçãos do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Aliás, Azambuja é o segundo governador de Mato Grosso do Sul que consegue eleger o sucessor. O primeiro foi Wilson Martins, em 1986, com a eleição de Marcelo Miranda.

Trabalho municipalista

O governador Reinaldo Azambuja vem desenvolvendo uma gestão fortemente municipalista, e isso foi imprescindível para a eleição de seu sucessor.

São importantes ações sociais que visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, bem como a implantação de obras prioritárias em todas as regiões do Estado.

“Governar para todos”

O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que foi eleito para comandar o país nos próximos quatro anos,  afirmou ontem que o momento é de "restabelecer a paz entre os divergentes".

Lula disse que vai governar para todos os brasileiros, e não só para os que votaram nele. Para o presidente eleito, "não existem dois Brasis".

Governadores (1)

Eduardo Correia Riedel (PSDB), eleito governador de MS, tem 53 anos, é empresário e nasceu no Rio de Janeiro (RJ).

Seu vice é José Carlos Barbosa (PP), de 58 anos, advogado e deputado estadual eleito em 2018.

Governadores (2)

Paulo Dantas (MDB), eleito governador de Alagoas, é natural de Maceió (AL), Paulo Dantas (MDB) tem 43 anos e é administrador de empresas formado pelo Centro Universitário Cesmac.

Em 2018, foi eleito deputado estadual de Alagoas, mas, em maio deste ano, por eleição indireta, assumiu o governo do estado, uma vez que o então governador Renan Filho deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado.

Governadores (3)

Wilson Miranda Lima (União), eleito governador do Amazonas, tem 46 anos, é casado e nasceu na cidade de Santarém, no Pará.

Ele é o atual governador do estado do Amazonas, tem Tadeu de Souza (Avante) como vice e concorreu à reeleição pela coligação Aqui é Trabalho (Republicanos/PP/PTB/PSC/PL /PRTB/PMN/União/Patriota/Avante).

Governadores (4)

Jerônimo Rodrigues (PT), eeito governador da Bahia, é indígena, natural de Aiquara (BA) e tem 57 anos. Atua como engenheiro agrônomo e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Já ocupou o cargo de assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, secretário executivo adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário e secretário nacional do Desenvolvimento Territorial.

Governadores (5)

Esta é a terceira vez que José Renato Casagrande (PSB), 61 anos, é eleito ao governo do estado. O engenheiro florestal e bacharel em Direito foi governador capixaba em 2010, mas não se reelegeu em 2014.

Em 2018, foi escolhido novamente para o cargo e, agora, reeleito. Seu vice é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB).

Governadores (6)

João Azevêdo Lins Filho (PSB), eleito governador da Paraíba, tem 69 anos, nasceu em João Pessoa (PB) e, atualmente, é governador do estado.

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor aposentado do Instituto Federal do Estado (IFPB).

Governadores (7)

Raquel Lyra (PSDB), eleita governadora de Pernambuco, é advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas, Raquel Lyra (PSDB), 43 anos, é ex-prefeita de Caruaru, sua cidade natal.

Deixou o mandato para concorrer ao governo de Pernambuco (PE) pelo PSDB. Lyra já foi delegada da Polícia Federal e deputada estadual por dois mandatos consecutivos, sendo eleita em 2010 e reeleita em 2014.

Governadores (8)

Eduardo Leite (PSDB), eleito governador do Rio Grande do Sul, tem 37 anos e foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022. Foi prefeito de Pelotas (RS). Seu vice é o veterinário e deputado estadual Gabriel Souza (MDB).

Ele havia renunciado ao cargo de governador em março deste ano para concorrer à Presidência da República, mas desistiu após perder as prévias do partido.

Governadores (9)

Coronel Marcos Rocha (União), eleito governador de Rondônia, é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), Marcos José Rocha dos Santos (União) é casado e tem 54 anos.

Mais conhecido como Coronel Marcos Rocha, ele alcançou a reeleição ao governo de Rondônia junto com seu vice, Sérgio Gonçalves da Silva, também do partido União.

Governadores (10)

Com 66 anos, Jorginho Mello (PL), eleito governador de Santa Cataraina, ocupa hoje o cargo de senador por Santa Catarina.

Foi deputado federal pelo estado de 2011 a 2019 e concorreu ao governo catarinense pelo Partido Liberal de forma isolada. Sua vice na chapa, eleita com ele, é a delegada Marilisa (PL).

Governadores (11)

Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), eleito governador de São Paulo, tem 47 anos, é engenheiro e servidor público federal.

Natural do Rio de Janeiro (RJ), foi ministro da Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro e chefe da seção técnica da Companhia de Engenharia do Brasil durante a Missão das Nações Unidas (ONU) para a estabilização no Haiti (Minustah).

Governadores (12)

Administrador de empresas, Fábio Cruz Mitidieri (PSD), eleito governador de Sergipe, tem 45 anos, é deputado federal por dois mandatos, eleito em 2014 e em 2018.

Também foi vereador de Aracaju (SE), sua cidade natal. Ainda na capital sergipana, ocupou os cargos de secretário municipal de Esportes e de estado de Trabalho. 

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE