Leia Coluna do Jonas desta sexta, 28

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 28 de Outubro 2022 – Dia do Servidor Público. Dia da Engenharia da Aeronáutica. Dia Internacional da Animação. Dia do Flamenguista. Dia de São Judas Tadeu. Dia Mundial do Judô.

Pensamento: Paciência , nem sempre é esperar , as vezes é entender ."

Musica: Aí que saudade de oce - Elba Ramalho -Ze Ramalho - Geraldo Azevedo – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Regivan Moraes, Norberto Cantero, Augusto Marques, Hoston Sgamate, Eunice Arruda, Amantina Espindola Santiago, Eudes Oliveira - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Últimos cartuchos

Os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), à reeleição, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), gastam na noite de hoje, os seus últimos “cartuchos” nesta campanha eleitoral, durante debate que será promovido pela TV Globo.

O tradicional e imprescindível debate, apresentado pelo jornalista William Bonner, gera expectativa em todo o País e pode ser decisivo para um ou outro lado. Os eleitores indecisos querem ouvir as propostas dos dois candidatos. Porém, ao que tudo indica, a troca de farpas será reinante durante o evento.

Regras (1)

O debate terá cinco blocos: o primeiro e o terceiro serão de temas livres, com duração de 30 minutos.

 Cada candidato terá 15 minutos e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Jair Bolsonaro abre o primeiro bloco e Luiz Inácio Lula da Silva, o terceiro bloco.

Regras (2)

O segundo e o quarto blocos serão de temas determinados e terão duração total de 20 minutos, com dois debates de 10 minutos.

Os temas serão escolhidos pelos candidatos entre os seis oferecidos pela TV Globo em um telão.

Regras (3)

Cada candidato terá cinco minutos para debater e deverá administrar seu tempo entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Cada tema só poderá ser escolhido uma única vez, sem repetição.

No segundo bloco, Luiz Inácio Lula da Silva inicia as perguntas. No quarto bloco, quem começa é Jair Bolsonaro.

Regras (4)

No quinto bloco, cada candidato fará as suas considerações finais. Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro e Jair Bolsonaro, o segundo.

A ordem em que os candidatos farão as perguntas em cada bloco, assim como as considerações finais, foi definida por sorteio com a presença de representantes dos partidos.

Fato ou Boato (1)

Urna eletrônica não desbloqueia candidato secreto se eleitor pressionar a tecla 5. Comprovante de votação não indica em quem o eleitor votou. Número de votos não superou o de habitantes em cidades da Bahia. Eleitores do Espírito Santo não votaram antecipadamente para o segundo turno. Sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não foi invadido por hacker russos. É mentira que o eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS.

Uma passada rápida pela página Fato ou Boato, da Justiça Eleitoral, ou uma consulta no chatbot (assistente virtual) do TSE pelo WhatsApp mostra esses esclarecimentos e muitos outros.

Fato ou Boato (2)

Com a disseminação de fake news em grande escala e de forma acelerada no segundo turno das Eleições 2022, cada eleitora ou eleitor tem um papel mais amplo. Para Vitor Monteiro, da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação e Fortalecimento Institucional do TSE, é hora de ajudar na redução da desinformação sobre as eleições.

“É hora de tomar bastante cautela antes de compartilhar qualquer conteúdo, mesmo que acredite seja verdadeiro. As fake news estão cada vez mais sofisticadas e com mais potencial de gerar grandes danos, já que a disseminação de desinformação tem impacto direto no ambiente democrático, aumentando a intolerância e a animosidade entre as pessoas”, afirma.

Fato ou Boato (3)

Divulgar mensagens carregadas de ódio, raiva e radicalismo contribuem ainda mais para o clima de intolerância.

Uma pessoa pode discordar da outra, e é isso que se espera de um diálogo. Mas é preciso sempre se guiar pelo respeito ao outro.

Fato ou Boato (4)

Combater a desinformação é também promover a paz e lutar por um país mais tolerante. Vitor destaca que a desinformação atrapalha a formação da escolha do eleitor.

“Uma informação que não é fidedigna, uma notícia que não é verdadeira, dificulta a formação livre e consciente do direito de escolha da eleitora e do eleitor. Então, divulgar desinformação é um verdadeiro desserviço à democracia, uma vez que mina um dos elementos mais importantes do convívio em sociedade que é a capacidade de participar do processo político e fazer valer sua voz”, afirma.

Sorteio de urnas (1)

Amanhã (29), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), serão sorteadas as urnas que serão objetos da auditoria de votação eletrônica do segundo turno das Eleições 2022. A cerimônia terá início às 8h e poderá ser acompanhada por qualquer pessoa interessada.

Ao todo, 23 urnas serão auditadas no Dia das Eleições, sendo 18 para auditoria convencional, duas para o teste de integridade com uso de biometria, e três para auditoria na seção eleitoral.

Sorteio de urnas (2)

As seções que participarão do sorteio, que será feito de forma aleatória, pertencem as Zonas Eleitorais do Estado, definidas com o consentimento dos representantes das entidades fiscalizadoras.

São convidados a participar os representantes de partidos políticos, federações e coligações, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso de Sul (OAB-MS), o Ministério Público e demais entidades fiscalizadoras. O evento será transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-MS no YouTube.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE