Leia Coluna do Jonas deste sábado, 22

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva - Silva Junior. Arqivo

Dourados, 22 de Outubro 2022 - Dia do Paraquedista. Dia do Elógolo. Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Dia de São João Paulo II. Dia do Protesto Mundial contra o Uso do Eletrochoque.

Pensamento: "Ao escrever a história de sua vida... não deixe ninguém segurar a caneta."

Musica: Monte Castelo – Legião Urbana

Niver: Loreci Gottschalk Nolasco, Arnaldo Baptista. André Tetila, Marcos Barboza, Eronizio Vierira Santos, Saulo Ramos, Laureano Secundo - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Situação complicada

A população brasileira enfrenta mais uma crise financeira, só que, agora, em meio à corrida eleitoral para presidente da República. Depois das eleições, teremos a Copa do Mundo e as tradicionais festas de Natal e Ano Novo.

As famílias estão endividadas até o “pescoço” e, com certeza, terão um início de 2023 de dificuldades, independentemente de quem tomar posse no dia 1º de janeiro no comando do País. Os primeiros cem dias do futuro governo serão de contenção de gastos. Mais uma vez os consumidores vão pagar o “pato”. Os políticos... bem, os políticos não têm crise financeira. São privilegiados.

Endividamento (1)

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indica que o número de famílias endividadas atingiu 79,3% do total de lares no país em setembro. Nas casas com renda inferior a 10 salários mínimos, o endividamento superou os 80% pela primeira vez.

A pesquisa considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.

Endividamento (2)

De acordo com a pesquisa, oito em cada dez famílias estavam endividadas em setembro e 30% já tinham contas ou dívidas atrasadas.

E ainda: 64,25 milhões de pessoas estavam negativadas no mês passado. Portanto, há uma verdadeira “explosão” de endividamento das famílias brasileiras.

Auxílio Brasil (1)

A manutenção do Auxílio Brasil em R$ 600 poderá contribuir para um cenário de déficit fiscal em 2023, de acordo com o Relatório de Acompanhamento Fiscal (RAF) publicado nesta quarta-feira (19) pela Instituição Fiscal Independente (IFI) no âmbito do Senado.

O documento estima que manter o benefício com o valor atual implicaria uma despesa adicional de R$ 51,8 bilhões, divulgou a Agência Senado.

Auxílio Brasil (2)

“Considerando ainda os efeitos do enfraquecimento da economia e das desonerações de tributos contidas no Ploa [Projeto de Lei Orçamentária Anual de] 2023, o resultado primário do governo central poderá passar de superávit de 0,5% do PIB em 2022 para déficit de 1,0% do PIB [Produto Interno Bruto] no próximo ano”, diz o estudo.

O fim do ciclo de elevação da taxa Selic, que estava em curso desde março de 2021, deverá se refletir em estabilidade nos juros — atualmente em 13,75 ao ano — e o início de um ciclo de cortes em meados de 2023. A taxa Selic, segundo o documento, deverá terminar o próximo ano em 11%.

Propostas

No entanto, as propostas dos dois candidatos ao Palácio do Planalto, para tirar o Brasil da crise financeira, são escassas. Lula e Bolsonaro preferem trocar farpas para a alegria de seus seguidores. Assim caminha o Brasil. Infelizmente.

Retornando às urnas

Daqui a oito dias, ou seja, 30 de outubro, último domingo do mês, os brasileiros voltarão às urnas para eleger o novo presidente da República.

São quase 156,5 milhões de eleitoras e eleitores – 697 mil no exterior – retornarão às urnas em 472.075 seções eleitorais localizadas nos 5.570 municípios do país e em 181 cidades no exterior.

Governador (1)

Também no dia 30, os eleitores de Mato Grosso do Sul retornarão às urnas para eleger o novo governador: Eduardo Riedel (PSDB) e Capitão Contar (PRTB), são os candidatos

Em outros 11 estados, a votação também será para governador e vice-governador: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Governador (2)

Candidatos que disputa o segundo turno para governador - Alagoas: Paulo Dantas (MDB) x Rodrigo Cunha (União); Amazonas: Wilson Lima (União) x Eduardo Braga (MDB); Bahia: Jerônimo Rodrigues (PT) x ACM Neto (União); Espírito Santo: Renato Casagrande (PSB) x Manato (PL); Mato Grosso do Sul: Capitão Contar (PRTB) x Eduardo Riedel (PSDB); Paraíba: João Azevêdo (PSB) x Pedro Cunha Lima (PSDB): e Pernambuco: Marília Arraes (Solidariedade) x Raquel Lyra (PSDB).

E ainda - Rio Grande do Sul: Onyx Lorenzoni (PL) x Eduardo Leite (PSDB); Rondônia: Coronel Marcos Rocha (União) x Marcos Rogerio (PL); Santa Catarina: Jorginho Mello (PL) x Décio Lima (PT); Sergipe: Rogério Carvalho (PT) x Fábio (PSD); e São Paulo: Tarcísio de Freitas (Republicanos) x Fernando Haddad (PT).

Voto em trânsito

Em todo o país, 314.803 eleitoras e eleitores solicitaram o direito de votar fora do domicílio eleitoral no segundo turno do pleito.

Essas pessoas poderão votar apenas para presidente da República se a localidade onde estiverem for fora do estado de origem.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE