Teratoma; o tumor formado com dentes, unha e cabelos

Oncologista explica quais os sintomas, diagnóstico e tratamento

| ASSESSORIA


Com aspectos que provocam susto e certa agonia, o Teratoma tem sido assunto desde que a influenciadora Drielly Arruda descreveu em suas redes sociais, as características desse tumor recém-descoberto em seu organismo.

A oncologista e professora do curso de Medicina da Uniderp, Jessika Rojo, conta que o teratoma é um tumor formado por células germinativas, ou seja, células precursoras de diferentes tipos de tecido e órgãos do nosso corpo. “Sendo assim, é comum que sejam encontrados cabelos, pele, dentes, unhas e até dedos dependendo do tipo de células presentes, e o seu aspecto pode causar estranheza de fato”, explica a especialista.

Mais frequente nos ovários, no caso das mulheres, e nos testículos, nos homens, se desenvolvem desde o nascimento sendo causado por uma mutação genética que acontece durante a formação do bebê. De forma geral são assintomáticos e de crescimento bastante lento, sendo em sua maioria, identificados na infância ou já na idade adulta, através de exames realizados se presença de suspeita clínica ou até mesmo de rotina.

É necessário fazer exames frequentes e consultas para avaliar o grau de desenvolvido do tumor. A médica destaca que quando o teratoma está muito desenvolvido pode causar aumento do volume abdominal, ou da região escrotal, dores constantes ou sensação de pressão. Caso haja aumento progressivo de tamanho ou dúvidas quanto o diagnóstico, é recomendada a realização de cirurgia seguida da avaliação histopatológica para verificar se há ou não a presença de células malignas. “Caso o teratoma seja maligno, o médico avaliará a necessidade de fazer quimioterapia ou radioterapia, aumentando assim a chance de sucesso do tratamento”, explica.

Em algumas situações, o tumor pode ser identificado no ultrassom pré-natal. Para o diagnóstico, é necessário realização de exames laboratoriais, de imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada e/ou ressonância magnética, e exame histopatológico. Embora seja uma alteração genética, o teratoma não é hereditário e, por isso, não passa de pais para filhos.

Sobre a UNIDERP

Fundada em 1974, a Uniderp já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Presente no estado do Mato Grosso do Sul, a Uniderp presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de Saúde, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Uniderp oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a Uniderp passou a integrar a Kroton. Para mais informações, acesse: http://www.uniderp.br/ e https://blog.uniderp.com.br/category/noticias/

Sobre a Kroton Med

A Kroton Med é a unidade de negócio da Kroton voltada para a Medicina. Criada em 2021, a Kroton Med possui mais de 3 mil alunos matriculados no curso de Medicina em 6 instituições de ensino superior: Unic, no Mato Grosso; Uniderp, no Mato Grosso do Sul; Unime Lauro de Freitas e Pitágoras Eunápolis, na Bahia; e Pitágoras Codó e Bacabal, no Maranhão. A Kroton Med possui mais de 7 mil alunos em cursos de Saúde Presencial, mais de 18 mil alunos em outros cursos presenciais de alto valor agregado. Os cursos recebem investimentos constantes para aprimoramento da infraestrutura, que inclui laboratórios e ferramentas que utilizam as mais avançadas tecnologias voltadas ao ensino da Medicina. As instituições possuem parceria com clínicas e hospitais que atendem a população, possibilitando ao aluno acesso a um alto nível de educação que reúne teoria e prática e uma preparação eficiente para sua inserção no mercado de trabalho.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE