Leia Coluna do Jonas desta quinta, 20

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 20 de Outubro 2022 – Dia do Maquinista. Dia do Arquivista. Dia Mundial do Controlador de Tráfego Aéreo. Dia Mundial da Estatística. Dia Mundial da Osteoporose. Dia do Poeta

Pesamento: "Somos uma longa história feita de pequenos momentos."

Musica: Que fim levaram todas as flores? - Secos e Molhados – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Jorgin Benites, Mario Shimizu, Nichollas Franchini, Dill Lopes, Geovando Braga Flores,Walison Xavier Duarte - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Indústria de fake news

No dia 30 deste mês os brasileiros voltam às urnas para eleger o presidente da República, num cenário, infelizmente, dominado pela indústria de fake news, com o objetivo de ludibriar o eleitor – isso parte tanto da esquerda, quanto da direita.

 No primeiro turno ocorreu um festival de mentiras. E agora, na campanha, no segundo turno, há um repeteco. E o pior é que tem eleitor que acredita na desinformação. É para acabar!

Conscietização

O eleitor brasileiro precisa se conscientizar da importância de seu voto no processo da democracia e não cair em armadilhas preparadas por políticos que não estão nem aí com o dia a dia da população.

Portanto, é preciso que o eleitor valorize o seu voto, escolhendo o seu candidato preferido, independentemente de cores partidárias ou ideologias políticas. Os candidatos aparecem de quatro em quatro anos, enquanto que a população está aí, lutando contra as dificuldades para não deixar a “peteca” cair.

Parceria (1)

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, se reuniu ontem com representantes de plataformas digitais para discutir o combate a fake news nas eleições deste ano.

Participaram do encontro representantes das seguintes empresas: Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp); Twitter; Tik Tok; Kwai; Linkedin; Google; e Youtube.

Parceria (2)

O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do TSE conta atualmente com mais de 150 parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outras entidades.

Criado em agosto de 2019, o programa tem como finalidade prevenir e combater a disseminação de notícias falsas e desinformação sobre o processo eleitoral, principalmente na internet.

Assédio eleitoral (1)

Além do fake news, outra vergonha nacional nas eleições deste ano é o assédio eleitoral no ambiente de trabalho, o que é passível de punição, segundo o ministro Alexandre de Moraes.

Moraes disse que em encontro na terça-feira (18) com a ministra Cármen Lúcia, os ministros Benedito Gonçalves, Carlos Horbach e Sérgio Banhos, com o vice-procurador-geral Eleitoral , Paulo Gonet Branco e com o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, foi apontada a preocupação com o tema durante o segundo turno das Eleições 2022.

Assédio eleitoral (2)

Segundo o presidente do TSE, os representantes do MP Eleitoral e MPT informaram o registro de mais de 430 representações sobre assédio eleitoral. Eles entenderam a necessidade de atuação conjunta entre a Justiça Eleitoral e o Ministério Público, com trocas de informações e inteligência.

“Todos vêm acompanhando a questão não só do assédio, onde empregados que não votarem em determinado candidato ou votarem em tal candidato poderão perder o emprego, ou ainda, que a empresa vai fechar por causa disso”, afirmou.

Indiciado (1)

O ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), foi indiciado pelos crimes de estupro, importunação sexual e assédio sexual, conforme apurado pelo Jornal Midiamax.

Ele prestou depoimento de quase 4h na terça-feira (18), na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).

Indiciado (2)

Conforme apurado pelo Midiamax, das 16 denúncias contra Marquinhos, 5 delas resultaram no indiciamento. Para o crime de estupro, a pena vai de 6 a 10 anos.

Já para a prática de importunação sexual, a pena prevista no Código Penal varia entre 1 a 5 anos. Por fim, o terceiro crime pelo qual Marquinhos foi indiciado, de assédio sexual, tem pena de seis meses a dois anos de reclusão, mais multa.

Deixando o “ninho” (1)

O ex-governador de São Paulo, João Doria, anunciou ontem (19), a sua desfiliação do PSDB, após 22 anos anos no “ninho” dos tucanos.

"Cumpri minha missão política partidária pautado na excelência da gestão pública e em uma sociedade mais justa e menos desigual", disse Doria em sua conta no Twitter.

Deixando o “ninho” (2)

Doria venceu as prévias para ser o candidato do partido à Presidência da República, mas enfrentou resistências internas.

Em 23 de maio, o empresário anunciou a desistência à corrida presidencial. Na mesma semana, o PSDB optou por apoiar a candidatura de Simone Tebet (MDB) ao indicar a senadora Mara Gabrilli como vice na chapa.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE