Leia Coluna do Jonas desta terça, 18

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 18 de Outubro 2022 – Dia do Pintor. Dia do Estivador. Dia de São Lucas. Dia do Médico.

Pensamento: "As críticas sempre vão existir, então faz o que te faz feliz e segue o jogo."

Musica: Tudo está no seu lugar - Benito dia Paula – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Emerson Leiva, Rosana Alexandre da Silva, Thonny Zerlloti, Eva Generoso de Godoy, Bruno Galo, Fabiano Aeda, Gaspar Batista - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Bateu, levou

A TV Bandeirantes promoveu na noite de domingo (16), o primeiro debate no segundo turno das eleições para a Presidência da República, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Jair Messias Bolsonaro (PL), que tenta um novo mandato.

O debate foi recheado de troca de farpas, um verdadeiro ringue de “bateu, levou”, com ambos os candidatos municiados de acusações. Pobre em propostas visando o desenvolvimento do Brasil. Isso já era esperado e deverá se repetir no debate final, na TV Globo, três dias antes da data das eleições de 30 de outubro.

Covid-19 e corrupção

Lula explorou muito a questão da Covid-19, que já matou mais de 680 mil pessoas em todo o País, enquanto que o atual governo demorou muito para agir.

Em contrapartida, Bolsonaro levantou a questão da corrupção na Petrobras, que levou Lula à prisão. Acusações, de ambos os lados, já muito conhecidas do eleitorado

Sem paixão

Jornalista e analistas políticos opiniram, nas redes sociais, sobre quem levou a melhor no debate da Band.

A maioria cravou que ocorreu empate, ou seja, Lula venceu o primeiro round, o segundo ficou empatado e o terceiro Bolsonaro foi melhor.

Reflexos

Será que o resultado do debate na Band vai causar algum impacto na disputa pelo segundo turno?

Essa é uma pergunta que muita gente quer saber, mas só virá à tona após o dia 30 de outubro.

Segundo turno (1)

No último domingo do mês de outubro (30), as eleitoras e eleitores de todo o Brasil vão decidir quem será o presidente da República pelos próximos quatro anos. Além disso, em 12 estados, a disputa para governador também será definida no segundo turno.

Mais de 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar em 5.570 cidades do país e em 181 localidades no exterior.

Segundo turno (2)

Mas fique atento: para se considerar eleito, o candidato precisa atingir a maioria absoluta (metade mais um) dos votos válidos. Não se computam, nesse caso, as abstenções ou os votos em branco e nulo.

Eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno podem comparecer às urnas no segundo, desde que estejam em situação regular com a Justiça Eleitoral.

O que é permitido (1)

A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato.

Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, desde que não provoque aglomerações.

O que é permitido (2)

Mas atenção: é proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.

Pode votar de bermuda, regata e chinelo? Sim. O TSE não proíbe a utilização de nenhum desses itens.

Desempenho (1)

Dos 28 partidos e federações que concorreram nas últimas eleições, apenas 12 conseguiram alcançar a cláusula de desempenho prevista para o pleito deste ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme divulgou a Agência Câmara.

São eles: as federações PT/PCdoB/PV, PSDB/Cidadania e Psol/Rede, bem como os partidos MDB, PDT, PL, Podemos, PP, PSB, PSD, Republicanos e União.

Desempenho (2)

Ao atingir a cláusula, vão continuar recebendo recursos do Fundo Partidário e permanecerão com acesso a tempo de propaganda em rádio e televisão durante os próximos quatro anos.

Dos 16 partidos que não alcançaram a cláusula, segundo o TSE, sete elegeram deputados federais: Avante, PSC, Solidariedade, Patriota, PTB, Novo e Pros. Os demais partidos que não atingiram a cláusula foram: Agir, DC, PCB, PCO, PMB, PMN, PRTB, PSTU e UP.

Desempenho (3)

Esses partidos têm diversas alternativas, como se fundir, ser incorporadas ou ainda constituir federações com outros partidos que tiveram melhor desempenho nas urnas.

Do contrário, não terão acesso a recursos públicos nem a tempo de propaganda gratuita no rádio e na TV.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE