Leia Coluna do Jonas desta quinta, 13

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 13 de Outubro 2022 –Dia Internacional para a Redução de Desastre. Dia Mundial da Visão. Dia Mundial da Trombose. Dia Nacional do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional.

Pensamento: "O que faz uma pessoa ser bonita não são os traços , mas sim os atos ."

Musica: Reflections of my life - The Marmelade – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Solange Alves, Eduardo Izidoro, José Elias Moreira Junior, Roberto Vidmantas, Junior Ortega, Anselmo Duarte, José Severio, Vênus Alves, Ivaldo Maciel, Marco Giro Navirai, - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Votos desperdiçados

Do total de um pouco mais de 156 milhões de eleitores aptos a votar, mais de 123 milhões compareceram às urnas no primeiro turno, dia 2 de outubro, o que equivale a quase 80% do eleitorado apto.

As Eleições 2022 totalizaram 118 milhões de votos válidos. Os votos nulos foram 3,4 milhões, o que corresponde a 2,82% do total de votos. Já os em branco somaram 1,9 milhão, ou seja, 1,59% do total. Somados, brancos e nulos totalizam 4,41%, atingindo a quase 5,4 milhões de eleitores.

Abstenção

O índice de abstenção no primeiro turno foi de 20,9%, ou seja, 32,7 milhões de brasileiros não compareceram às urnas para votar. Uma das maiores abstenções proporcionais foi registrada no Rio de Janeiro (22,7%), onde 2.916.893 eleitores não votaram.

Outros estados que também tiveram alto índice de abstenção foram Minas Gerais (22,2%), que não contou com os votos de 3.618.416 eleitores, e São Paulo (21,6%), onde 7.495.213 de eleitores não votaram.

Mesários (1)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza conteúdo para as mesárias e os mesários que atuarão no segundo turno das Eleições 2022, que acontece no próximo dia 30. O material de reforço visa garantir que todos exerçam a função com tranquilidade e segurança.

O treinamento ficará disponível até as 18h do dia 27 de outubro, na página de Educação a Distância do TSE, e até o dia 29 de outubro, no aplicativo Mesários, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para capacitar as pessoas que atuam nestas eleições.

Mesários (2)

Todos os conteúdos estarão liberados, não sendo necessário realizá-los em sequência, o que permitirá certa autonomia para que a mesária ou o mesário busque pelo tópico que deseja rever ou conhecer.

A chave de inscrição para o curso, recebida anteriormente, é a mesma, não sendo necessária uma nova.

Mesários (3)

Atuaram no primeiro turno 1.852.959 mesários, com um índice de ausência de apenas 1,1%, o menor de todas as eleições. Apenas 20.596 mesários não compareceram.

A média de ausências nos anos anteriores era de 2%, chegando a 3,7%, em 2020, quando as eleições foram realizadas em meio à pandemia de covid-19.

Assédio eleitoral (1)

O Ministério Público do Trabalho (MPT) recebeu ao menos 197 denúncias de assédio eleitoral — quando o empregador age para coagir os trabalhadores a votarem em determinado candidato — até esta segunda semana de disputa do segundo turno.

Além de infringir a legislação trabalhista, a prática de oferecer vantagens ou fazer ameaças a empregados para obter votos a algum candidato é considerada crime eleitoral, conforme divulgou o jornal O Globo.

Assédio eleitoral (2)

Nas últimas semanas, uma série de vídeos de empregadores coagindo funcionários a votarem em candidatos têm viralizado. Já houve, inclusive, a assinatura de termos de ajustamento de conduta (TACs) em ao menos dois casos, na Bahia e no Pará.

A maior parte das denúncias foi protocolada nas regiões Sul (103) e Sudeste (43). Paraná (42) e Santa Catarina (31) são os estados com mais casos de denúncias relacionadas ao delito.

Pesquisas (1)

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a avaliação publicada pela imprensa de que os parlamentares da base do governo pretendem criminalizar as pesquisas eleitorais, em razão de alguns levantamentos feitos na véspera do pleito deste ano não estarem de acordo com os resultados das urnas.

Segundo Lira, não se trata de criminalizar os institutos de pesquisa, mas sim promover sua regulamentação, com regras, uniformização de métodos e punição para erros que estejam muito acima da margem de erro, divulgou a Agência Câmara.

Pesquisas (2)

Lira afirmou ainda ser contrário a uma responsabilização penal dos donos das empresas, porém defendeu o pagamento de multas, ressarcimentos, indenizações e proibição de atuação em eleições seguintes.

De acordo com Lira, uma diferença muito grande entre o resultado final da eleição e os projetados na véspera do pleito podem induzir o eleitor ao erro.

Pesquisas (3)

Segundo o presidente da Câmara, entre as propostas a serem analisadas estão a que proíbe a divulgação de pesquisas às vésperas da eleição, a exemplo da Itália (que proíbe 15 dias antes), e da França (dois dias antes).

Ele também destacou a proposta que prevê o mesmo espaço de divulgação nos meios de comunicação de todas as pesquisas e institutos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]   



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE