Leia Coluna do Jonas desta quarta, 12

| REDA


Jonas Alves da Silva - Silva Junior. Arqivo

Dourados, 12 de Outubro 2022 – Dia das Crianças. Dia de Nossa Senhora Aparecida.
Dia do Engenheiro Agrônomo. Dia do Corretor de Seguros. Dia Nacional da Leitura. Descobrimento da América. Dia do Rio Tietê. Dia do Cirurgião Pediátrico. Dia Mundial da Artrite Reumatoide. Dia Nacional do Lobo-Guará.

Pensamento: "Se o que você fez deu saudade, então você fez a coisa certa."

Musica: Dias melhores – Jota Quest

Niver: Laides Baptista, inio Roberto Coalho, José Souza Silva - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Exploração da fé e da religião

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota, ontem (11), na qual repudia o que classifica como uma “intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano.

De acordo com o texto divulgado pela entidade, “momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições”.

Congregação

“A CNBB condena, veementemente, o uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral”, diz a nota.

O documento não faz qualquer menção específica a candidatos.A CNBB é uma instituição permanente que congrega os bispos da Igreja Católica no Brasil. Segundo o Código de Direito Canônico, os bispos “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens”.

Troca de farpas

Aliás, a campanha eleitoral deste ano, tanto no primeiro turno, quanto agora no segundo, foge do padrão ético. Virou uma bagunça de troca de farpas entre candidatos.

Os candidatos preferem trocar acusações e se esquecem de falar de suas propostas de trabalho. Isso é ruim para a democracia e para a própria história política do país.

Propaganda irregular (1)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 379 denúncias relativas às Eleições 2022 através do aplicativo Pardal em Mato Grosso do Sul. Todas são referentes à propaganda eleitoral irregular, conforme divulgou o Midiamax.

No âmbito nacional, foram mais de 37,9 mil denúncias recebidas, sendo mais de 5,3 mil somente no dia da votação, 2 de outubro, recorde para um único dia.

Propaganda irregular (2)

Das 379 denúncias em Mato Grosso do Sul, a maioria (187), ocorreu em Campo Grande.

Em Dourados foram 37 denúncias; Rio Brilhante, 22; Corumbá, 16; Ponta Porã, 16; e Ivinhema, 12. Denúncias, em números reduzidos, também foram registradas em vários outros municípios.

Segurança (1)

Na tarde de ontem (11), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, se reuniu com o Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares (CNCG) – composto por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal.

Na ocasião, Moraes falou sobre o trabalho da PM em todo o país para garantir a segurança na primeira etapa das Eleições 2022. “O que se viu foi uma eleição com paz, segurança, harmonia, respeito e maturidade”, declarou.

Segurança (2)

O coronel Paulo Coutinho, presidente do CNCG, apresentou dados gerais sobre a segurança pública no 1º turno. O efetivo da PM que atuou no pleito foi de 244 mil policiais militares, ou seja, 72,5% do total, alcançando 86.774 locais de votação.

Além disso, 21 unidades da Federação contaram com o Centro Integrado de Operações. A atuação conjunta com as Forças Armadas ocorreu em 17 estados, sendo 2.934 municípios com um oficial no local.

Orçamento secreto (1)

As menções ao orçamento secreto cresceram 510% na semana passada, em relação aos sete dias anteriores, conforme mostra o levantamento “Bit by Bit”, realizado diariamente pela Quaest.

Ao todo, o termo foi citado 541 mil vezes em Facebook, Twitter e Instagram, por cerca de 232 mil usuários entre os dias 4 e 10 de outubro.

Orçamento secreto (2)

Para a maioria dos usuários, o assunto tem sido mal explorado por opositores do presidente Jair Bolsonaro (PL) durante a corrida eleitoral.

E também foi usado para pressionar o Ministério da Educação contra os cortes nas universidades públicas.

Eleições suplementares (1)

No próximo dia 30 de outubro, data do segundo turno das Eleições Gerais de 2022, as eleitoras e os eleitores de oito municípios brasileiros também vão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares.

O pleito municipal ocorrerá nas seguintes cidades: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO).

Eleições suplementares (2)

A nova votação foi convocada porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram o mandato ou o registro cassados pela Justiça Eleitoral.

Os que forem escolhidos no dia 30 vão administrar cada município pelos próximos dois anos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE