Diversidade brasileira de Patrimônios da Humanidade é uma das maiores do mundo

Atualmente, o Brasil ocupa a 12ª posição na lista de maiores conjuntos patrimoniais históricos culturais, de acordo com a Unesco.

| VITóRIA MOURA, ASSESSORIA DE COMUNICAçãO DO MTUR


Foto: MTur

Cores, pinturas, igrejas, parques e os melhores destinos para acrescentar no seu roteiro turístico, afinal, não só de belas praias o Brasil é conhecido. Aqui, temos patrimônios Culturais, Naturais e Misto. Divididos entre prédios, monumentos, paisagens ou cidades inteiras. Atualmente, existem 23 desses lugares espalhados por 17 estados do Brasil, entre 15 Culturais, sete Naturais e um Misto.

O Brasil está entre os maiores conjuntos patrimoniais históricos culturais do mundo, de acordo com a Unesco, na 12ª posição, se destacando pela bela paisagem e pelas arquiteturas únicas.

São diversos centros históricos, entre eles, o Centro Histórico de Ouro Preto (MG), Diamantina (MG), Goiás (GO), os centros Históricos de Olinda (PE), de Salvador (BA) e de São Luís do Maranhão. Todos eles são marcados pela arquitetura colonial, influenciada pelos europeus, com características barrocas e muito ouro em suas estruturas, que abrigaram grandes acontecimentos históricos que marcaram a cultura do Brasil.

Assim como o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG), que traz uma das principais obras do barroco mundial, uma igreja, com interior em estilo rococó, adro murado e escadaria externa decorada com estátuas dos 12 profetas em pedra sabão, além de seis capelas dispostas lado a lado no aclive frontal ao templo, com arte de Francisco Antônio Lisboa, o Aleijadinho.

A natureza também faz parte da história do país, conhecida por suas belezas naturais. O Brasil possui por exemplo o Parque Nacional Serra da Capivara, abrigado por rochas e pinturas rupestres que contam mais sobre o expressivo testemunho dos antigos habitantes da América Latina. Localizado na Fronteira da Argentina, há ainda as Ruínas de São Miguel das Missões, que possui a coleção de esculturas sacras dos Sete Povos das Missões Orientais, fundada pela Companhia de Jesus, na época da Missões Jesuíticas Guaranis no mundo.

A capital do país também não fica de fora, representada pela estrutura urbanística e arquitetônica de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, os monumentos Memorial JK, Congresso Nacional, Itamaraty, Palácio da Alvorada, Palácio do Planalto, trazem beleza e movimento para a cidade.

Outro patrimônio também consagrado por Oscar Niemeyer, o Conjunto Moderno da Pampulha acolhe uma paisagem que agrega quatro edifícios articulados em torno do espelho d’água de um lago urbano artificial. É composto pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube).

Veja abaixo os patrimônios históricos culturais do mundo que estão no Brasil:

Patrimônio Mundial Cultural

Brasília (DF)

Cais do Valongo - Rio de Janeiro (RJ)

Centro Histórico de Goiás (GO)

Centro Histórico de Diamantina (MG)

Centro Histórico de Ouro Preto (MG)

Centro Histórico de Olinda (PE)

Centro Histórico de São Luís (MA)

Centro Histórico de Salvador (BA)

Conjunto Moderno da Pampulha - Belo Horizonte (MG)

Missões Jesuíticas Guaranis - no Brasil, ruínas de São Miguel das Missões (RS)

Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)

Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)

Santuário do Bom Jesus de Matozinhos - Congonhas (MG)

Sítio Roberto Burle Marx (RJ)

Patrimônio Mundial Natural

Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)

Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)

Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)

Ilhas Atlânticas: Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)

Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)

Patrimônio Misto

Paraty e Ilha Grande (RJ): Cultura e Biodiversidade